A nova pandemia mundial de Coronavírus (COVID-19) está mudando tudo à nossa volta, especialmente no que diz respeito à higiene. Estamos mais cuidadosos com nossos pais, nossos filhos e nossas coisas. Por isso uma dúvida ficou no ar… “É preciso desinfetar até os meus cosméticos?” E eu fui atrás de responder essa pergunta para vocês.
Quem nos ajudou foi a Dra. Marina Abinader, dermatologista do Instituto Abinader, que primeiro confirmou a aderência do vírus em frascos de bases e perfumes. “Em superfícies sintéticas, madeira, plásticos e pelos o vírus pode permanecer até 72h”, disse.
Questionada sobre quais produtos precisamos ter um pouco mais de cuidado, ela ressalta: todos! “O ideal seria utilizar os produtos através de algum meio intermediário, como esponjas descartáveis, pincéis ou lenços que permitam ser higienizados de forma fácil ou descartados logo em seguida! Principalmente cosméticos como protetor solar, bases, pós compactos, sombras e outros dermocosméticos como vitamina C, clareadores e produtos anti-rugas”, completou.
A grande maioria das mulheres têm o hábito de guardar seus cosméticos em nécessaires, pequenas bolsas ou caixinhas, para manter separado e organizado, logo surgiu a dúvida se precisamos manter esses itens higienizados também. Para a dermatologista, “o certo é deixar todos os produtos fora de caixinhas ou nécessaires, para permitir a ventilação. O vírus gosta de ambientes frios, próximo de 10 graus [10°C] e umidade, portanto manter arejado e higienizado é o ideal”.
A Dra. Marina Abinader ainda ensinou uma solução que você pode fazer em casa para desinfetar alguns itens do seu uso pessoal. “A depender do material, se for sintético, de madeira ou plástico, a lavagem com água e sabão seguidos de borrifadas de álcool 70% são suficientes. Já pelos e tecidos que suportem períodos de molho, uma solução de 50ml de água sanitária para meio litro de água é o ideal para higienizar e ‘matar’ o vírus das suas peças”.
A mesma solução é indicada também para as máscaras de pano, que estão sendo utilizadas por quem não pode ou não consegue comprar a versão descartável do item de proteção. “Depois de deixar a máscara de molho, é só pôr para secar bem em ambiente ventilado”, completa a doutora.
Para finalizar, Marina Abinader ressalta a importância de não compartilhar os dermocosméticos como batons, lápis de olho e bases nesse período da pandemia de Coronavírus, pois existe alta probabilidade de contaminação cruzada através de secreções do nariz, boca e olhos. “Se houver quaisquer sintomas gripais como coriza, lacrimejamento e dor de garganta, é necessário suspender todos os possíveis vetores que possam espalhar o vírus. E os cosméticos são um desses vetores, bem como lenços, máscaras, luvas entre outros. Por isso todos eles, nesse momento, são de uso individual e não devem ser compartilhados!”, conclui.
Use as redes sociais para nos mandar dúvidas ou sugestões de artigos que você quer ver por aqui. Aproveita e nos conta qual a sua receitinha caseira para se proteger do Coronavírus!