Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Conselheiros do TCE-AM prestigiam posse da nova diretoria da Atricon

Presidente do órgão também esteve presente


A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins dos Santos, o corregedor do TCE-AM, conselheiro Josué Cláudio Neto, e o coordenador da Escola de Contas Públicas (ECP), conselheiro Júlio Pinheiro, prestigiaram, nesta terça-feira (20), no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, a posse da nova diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) para o biênio 2024-2025.

posse-atricon-foto-joel-arthus

Foto: Joel Arthus

A diretoria da Atricon para o biênio 2024-2025 foi eleita durante assembleia geral ordinária realizada em Fortaleza (CE), em 2023.

A Associação, que foi criada no dia 26 de agosto de 1992, atua com o intuito de garantir a representação, a defesa, o aperfeiçoamento e a integração dos Tribunais de Contas e de seus Membros (Ministros, Conselheiros, Ministros Substitutos e Conselheiros Substitutos), visando aprimorar o Sistema de Controle Externo do Brasil em benefício da sociedade.

Foram empossados como presidente o conselheiro do TCE-RO, Edilson Silva; como vice-presidente, o conselheiro do TCM-GO, Joaquim Neto; e como vice-presidentes institucionais os conselheiros Cezar Miola (TCE-RS), Carlos Filho (TCE-PE), Sebastião de Macedo (TCE-ES), João Antonio da Silva Filho (TCM-SP), Adircélio Júnior (TCE-SC), além de demais conselheiros como diretores, e da conselheira do TCE-PA, Milene Dias da Cunha, secretária-geral da Associação.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente recém-empossado, o conselheiro Edilson de Sousa Silva falou sobre sua trajetória no controle externo.

Também foi empossado o conselho fiscal da entidade, que passa a ser composto pelos conselheiros Francisco Júnior Ferreira da Silva (TCE-RO), Gonçalo Domingos de Campos Neto (TCE-MT), Plínio Carneiro da Silva Filho (TCM-BA), como membros titulares, e os conselheiros Cilene Lago Salomão (TCE-RR), Naluh Maria Lima Gouveia dos Santos (TCE-AC) e Telmo de Moura Passareli (TCE-MG), como membros suplentes.

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, ressaltou a importância da Atricon. “Quando a Atricon fala, o sistema tribunal de Contas é ouvido”, afirmou.

A solenidade contou com a presença de ministros do Estado, de parlamentares, membros do sistema de controle externo brasileiro e representantes do Tribunal de Contas da Angola.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 3 =