Nesta quarta-feira (23/08), o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) apresentará, às 16h, na sede do espaço cultural, localizado na Rua Barroso, 279, bairro Centro, um mapeamento com alguns prédios históricos batizado de ‘Lugares Que o Dia Não Me Deixa Ver – Uma Cartografia Sobre o Nosso Centro’, oriundo do projeto de mesmo nome.
De acordo com João Fernandes, diretor do CCCI, o ‘Lugares’ é promovido desde 2012 e, agora, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do curso de Turismo, acompanhado pela professora Cláudia Menezes, responsável pela disciplina Planejamento e Organização do Turismo I, apresentará um balanço desse mapeamento que iniciou em fevereiro deste ano.
“Essa cartografia busca, para além de catalogar essas edificações que fazem parte de Manaus, ‘observar’ a cidade, principalmente o Centro. Essa ação, que está ligada ao trabalho de educação patrimonial que o CCCI realiza desde 2012, pretender ‘iluminar’ aquelas construções que com o tempo foram abandonadas, mas que sem dúvida são enriquecedoras para nossa história”, comenta ele.
João reforça, ainda, que o ‘Lugares Que o Dia Não Me Deixa Ver’ é promovido com a ideia de ‘pensar’ um Centro de Manaus cada vez melhor e com novas possibilidades de ocupação. “Queremos, cada vez mais, contribuir para a preservação da história do nosso Estado e, consequentemente, movimentar a cultura e o turismo”, afirma.
Ainda nesta quarta-feira, o centro cultural irá iluminar, de forma cênica, um dos prédios mapeados pelo projeto e que está situado na Rua Leonardo Malcher esquina com a Major Gabriel, e também apresentará três ações que serão desenvolvidas no Centro de Manaus.