De 02 a 10 de dezembro, a Cacompanhia realiza o projeto “Cortejo”, um circuito de apresentações dos quatro espetáculos do grupo teatral amazonense, passando por todas as zonas de Manaus. Além das sessões presenciais, obedecendo os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19, também haverá transmissões ao vivo pelo Youtube.

(Foto: Divulgação)
No repertório estão os espetáculos “Circo de La Mamá”, “O Palhaço de La Mancha”, “Preciso Falar” e “Balões”, que trazem referências da palhaçaria e do teatro de rua. A programação completa pode ser conferida no site. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal, por meio do Prêmio Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural.
Esta será a primeira vez que a Cacompanhia circulará com suas obras pelos bairros da zona urbana de Manaus. Em 2018, a trupe já havia se apresentado em comunidades da zona rural, também com apoio do Prêmio Conexões Culturais.

(Foto: Divulgação)
Para Jean Palladino, que se alterna nas funções de diretor, dramaturgo e ator do grupo, todo encontro com a plateia é único. “Serão encontros muito instigantes, sobretudo nesse momento em que estamos, quando depois de meses vamos reencontrar, de forma presencial e responsável, com o público. Enquanto artistas, vamos poder entender como essas obras vão chegar nas pessoas”, afirma.
Segundo ele, a experiência também será enriquecedora para todos os envolvidos no projeto. “Os espetáculos sempre absorvem as características de cada lugar em que apresentamos, pois essa ida aos diversos contextos sociais da cidade nos permite entender se esse espetáculo de fato está atravessando a plateia. De modo geral, são aprendizados da ordem do contato, da troca afetiva e de muito riso”, completa.

(Foto: Divulgação)
A agenda inclui, ainda, a realização das oficinas “Reinventando os clássicos” e “Em busca do nariz perdido”; e das rodas de conversa “Atravessando Fronteiras – diálogos afetivos” e “O fim do silêncio – Corpo, voz e memória”.