Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Autistas são atendidos na Vila Olímpica


Caracterizado pelo comprometimento da comunicação e interação social, o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), ou simplesmente Autismo, ainda é uma condição de saúde com questões a serem respondidas. Porém a prática de atividades esportivas tem mostrado importantes benefícios aos autistas. Nesse sentido, a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) já tem trabalhado com algumas pessoas com essa condição.

(Foto: Divulgação)

Abril é considerado o mês Azul, e nesta quinta-feira (02/04) é o Dia Mundial de Conscientização  do Autismo que, segundo o Manual de Diagnósticos e Estatística dos Transtornos Mentais (DMS-5) é um transtorno neurológico, com várias intensidades, podendo ir do mais severo, quando a pessoa não consegue estabelecer nenhum tipo de comunicação e é dependente para realizar atividades cotidianas, aos casos mais leves, em que a pessoa consegue levar uma vida praticamente normal.

(Foto: Divulgação)

Na Vila Olímpica de Manaus, alguns atletas autistas que participam dos treinamentos têm apresentado importantes evoluções. O atletismo tem sido a modalidade mais utilizada com crianças, jovens e adultos autistas, mostrando-se um pilar de apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem. Ao todo, são seis alunos com TEA praticando atletismo, que tem coordenação do professor Sérgio Nazareno, especialista em Fisiologia e Treinamento Esportivo.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =