Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Abep-TIC aponta Amazonas como estado que mais evoluiu na oferta de serviços digitais

Avanços no Governo Wilson Lima na área foram reconhecidos em premiação nacional


O Amazonas foi o estado que mais avançou segundo dados do Índice Abep-TIC de “Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital”. Em relação a 2020, o estado subiu mais de 28 pontos, uma evidência dos esforços do governador Wilson Lima para promover a transformação digital na região. O índice foi desenvolvido em âmbito nacional pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

(Foto: Divulgação/Prodam)

A cerimônia de entrega do certificado de reconhecimento pelo avanço na oferta de serviços digitais ocorreu na noite da quinta-feira (12/08), em Brasília (DF). Lincoln Nunes, diretor-presidente da Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), órgão de tecnologia do governo estadual, representou o governador Wilson Lima na ocasião.

Lincoln ressalta que a oferta de serviços como Detran Digital, as matrículas de estudantes das escolas da rede pública de ensino e o serviço Bom Condutor – oferecido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM) – são exemplos de serviços digitais já consolidados no estado.

Conectividade 

Um dos principais motivos do avanço do Amazonas na oferta de serviços digitais foi a retomada do programa Amazônia Conectada, projeto interministerial do Governo Federal, realizado em parceria com o Governo do Amazonas e que está implantando fibra óptica nos leitos dos rios da Amazônia, além de trechos terrestres, para interligar cidades e comunidades, e estabelecer canais de transmissão de dados de alta velocidade, seguros e confiáveis.

De acordo com Lincoln Nunes, o Amazônia Conectada e o projeto do Gasoduto Coari-Manaus são os principais projetos de conectividade do Governo do Amazonas. Juntos, eles já conectam os municípios de Novo Airão, Barcelos, Iranduba, Manacapuru, Caapiranga, Anori, Codajás, Coari e Tefé.

Ao todo, estão conectados seis hospitais, que usufruem de serviços de telemedicina, inclusive com as consultas feitas com médicos do Hospital Albert Einstein, de São Paulo (SP); e 10 instituições de Ensino Fundamental, Médio e Técnico.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + dezesseis =