Em celebração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) lança nesta quarta (21) o “Prêmio Inclusão Escolar – A Escola aprendendo com as diferenças”, com o objetivo de valorizar experiências de inclusão inovadoras e efetivas em âmbitos escolares. As inscrições iniciam na mesma data e seguem até 20 de setembro.
O lançamento faz parte da programação da 5ª edição dos Jogos e Atividades Motoras Inclusivas (Jamis-AM), promovido pelo Centro Educacional Shirley Amaral com o apoio do Sinepe-AM. Presidente da entidade – que agrega 110 escolas do Estado dedicadas ao ensino infantil, fundamental, médio e ensino superior –, Elaine Saldanha explica que a premiação é voltada para as instituições de ensino vinculadas ao Sindicato.
De acordo com ela, as escolas interessadas em apresentar inovações no campo de educação inclusiva podem inscrever um relato de experiência ou um texto narrativo sobre seus projetos, em no máximo duas laudas, junto com vídeos com entrevistas de pais de alunos com deficiência relatando o impacto dessas propostas na evolução acadêmica de seus filhos. As inscrições devem ser encaminhadas via e-mail ([email protected]) ou pelo WhatsApp (92 99114-2865).
“A missão do nosso prêmio é influenciar mais escolas a criarem meios para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, acreditando sempre no potencial delas. Tenho certeza que os projetos que forem premiados poderão inspirar mais instituições e pessoas que acreditam na educação inclusiva, assim como o Sinepe-AM”, enfatiza.
Iniciativas de Inclusão
O “Prêmio Inclusão Escolar – A Escola aprendendo com as diferenças” está em harmonia com a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, estabelecida pela Lei n° 13.585/2017 com o objetivo de promover ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência. E nada mais justo que o lançamento ocorrer durante o JAMIS-AM, que há cinco edições – sendo três com apoio do Sinepe-AM – celebra a diversidade.
A competição esportiva acontece durante toda a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência na Mini Vila Olímpica do Coroado e na Faculdade de Educação física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Diretora do Centro Educacional Shirley Amaral, a professora de educação física Shirley Amaral detalha que o JAMIS conta com modalidades e jogos recreativos adaptados para pessoas com deficiência: atletismo; natação; atividades circenses; circuito; equoterapia. “São jogos inclusivos, que passam por adaptações a fim de que crianças com todos níveis de dificuldades possam participar”, salienta.
Segundo ela, que também é Diretora de Academias e Esportes do Sinepe-AM, o órgão representativo dos estabelecimentos de ensino privado do estado do Amazonas faz questão de apoiar ações como essa, que promovem a educação inclusiva. “Todas as iniciativas do Sindicato buscam fortalecer a promoção da diversidade e equidade nas escolas. Nossa missão é transformar a gestão escolar e a prática educativa, tendo a inclusão como item essencial para a construção de uma sociedade mais justa”.