Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Shopping Ponta Negra realiza atendimento para emissão de carteira para pessoas com autismo

Evento realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) faz parte da programação do Abril Azul no centro de compras


O Shopping Ponta Negra abre, nesta quarta-feira (10), a programação do Abril Azul, com a oferta do serviço de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Com atividades de cidadania, cultura e lazer, o centro de compras terá um calendário repleto de ações especiais no mês da conscientização sobre o autismo.

img-20240410-wa0001

Foto: Divulgação

A emissão da Ciptea é uma parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). O serviço estará disponível na praça de eventos do shopping até o dia 12 de abril. Válida no território nacional, a carteira garante à comunidade autista do Amazonas o atendimento prioritário em todos os segmentos dos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Além da emissão do documento, a programação do Abril Azul do Shopping Ponta Negra contará com sessão exclusiva para crianças no Zoo Parque, no próximo dia 12 de abril. E duas sessões adaptadas da Cinépolis para adultos e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), marcadas para os dias 20 e 27 de abril. Confira a programação completa abaixo.

A gerente de Marketing do Shopping Ponta Negra, Priscila Furtado, enfatiza a importância da programação e destaca que o centro de compras já oferece suporte para crianças com autismo que frequentam o local, por exemplo, com o empréstimo gratuito de abafadores de ruído com a finalidade de ajudar a criar um ambiente mais acolhedor, além de kit sensorial para suporte das crianças em crise. Os materiais podem ser solicitados no Espaço Família, mediante cadastro.

“O Shopping Ponta Negra tem esse cuidado permanente de oferecer gratuitamente os abafadores e também realiza e promove ações ao longo do ano direcionadas às pessoas com TEA e aos familiares, como o Cine Inclusão. Neste mês de abril, nos engajamos nessa conscientização, por entendermos que é preciso incluir essa população e seus familiares e disseminar o respeito sobre esse tema”, disse.

A carteira para pessoas com TEA é um direito no Amazonas, previsto na Lei Estadual n° 5.403/21. Mais de 2,6 mil pessoas já têm acesso ao benefício no estado. Para solicitar a carteira Ciptea, o usuário precisa de uma foto 3×4 atual, Registro Geral (RG) e CPF, comprovante de residência, descrições do médico que acompanha a PcD pelo sistema do SUS, laudo médico, com a Classificação Internacional de Doenças (CID) e tipagem sanguínea. Do responsável, é necessário RG, CPF, e-mail e telefone.

Abril Azul do Shopping Ponta Negra

A programação do Abril Azul no Shopping Ponta Negra também contará com um dia especial para as crianças com TEA no Zoo Parque. Inspirado nos safáris da África, o parque de diversões possui mais de 200 metros quadrados de brinquedos infláveis para os pequenos se aventurarem.

O parque disponibiliza uma trilha para a criançada participar de desafios e é repleto de réplicas de animais típicos da floresta africana, como o Leão, os hipopótamos e camelos. A ação especial para as crianças ocorrerá na próxima sexta-feira (12).

O Cine Inclusão também faz parte da programação do Abril Azul, com duas sessões exclusivas para crianças e adultos com TEA. No dia 20 de abril, a sessão é voltada para o público infanto-juvenil, com a exibição do filme “Kung Fu Panda 4”.

Já no dia 27 de abril, a sessão é voltada para o público adulto e terá exibição do filme “Evidências de Amor”. As sessões começarão às 15h. O acesso é gratuito para pessoas com autismo e o acompanhante paga meia entrada, devendo apresentar o laudo ou a carteirinha de identificação formalizando a condição da pessoa autista.

Para deixar a sala de cinema adequada à sensibilidade das pessoas com TEA, o Shopping Ponta Negra explica que a Cinépolis segue protocolos, como a redução de 50% da iluminação e o volume do som também é reduzido durante toda a sessão.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =