Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Setembro Amarelo: Centros Estaduais de Convivência organizam ações preventivas contra o suicídio

Neste mês de setembro, várias ações preventivas estão sendo preparadas para celebrar a Campanha Nacional Setembro Amarelo


Cuidar da saúde mental das pessoas, de todas as faixas etárias, em situação de vulnerabilidade e risco social, tem sido a tônica do Governo do Amazonas, visando reduzir problemas sociais relacionados a alta carga de estresse. Por meio dos Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso, administrados pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), são realizadas várias atividades socioeducativas com a comunidade visando reduzir problemas como depressão e outras doenças relacionadas, tais como a ansiedade, bullying, violência sexual e violência doméstica.

(Foto: Divulgação)

Neste mês de setembro, várias ações preventivas estão sendo preparadas para celebrar a Campanha Nacional Setembro Amarelo de conscientização e prevenção ao suicídio. Como os espaços tiveram um retorno gradual de suas atividades ao público, seguindo as orientações dos órgãos de saúde para garantir o bem-estar dos frequentadores e com isso evitar os riscos de contaminação pela Covid, a maior parte das atividades será virtual.

A programação consiste em lives de rodas de conversa com profissionais da área de saúde, como psiquiatra; vídeos para chamada de live na página do Facebook e distribuição de folders informativos e de fitas amarelas nos centros. Também serão realizadas peças teatrais em alusão à prevenção ao suicídio e caminhadas que seguirão o distanciamento social.

Idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização ao suicídio, fomentando a prevenção e promoção da saúde mental. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que nove entre cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Por isso, é necessário estimular as pessoas a discutirem o problema para prevenir.

Confira o cronograma:

Japiim – O Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) 31 de Março, no Japiim, zona sul, vai promover um espaço de acolhimento e de compartilhamento de informações e experiências, no período de 16 a 18 de setembro, com grupos e alunos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A ideia é tratar a questão da prevenção ao suicídio.

Cidade Nova – O CECF Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte, realiza no período de 1º a 30 de setembro a distribuição de folder informativo sobre o Setembro Amarelo na área externa da unidade. No dia 9, será apresentado um vídeo musical com a participação dos alunos do Cetam. No dia 11, haverá uma live de Roda de Conversa com o tema “Falar é a melhor solução. Diga não Suicídio!”, com profissionais da área de saúde e o corpo técnico psicossocial da Seas e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e CECF.

Alvorada – O CECF Maria de Miranda Leão, no bairro Alvorada I, zona centro-oeste, vai realizar uma live com a psicóloga Denise Machado Duram Gutierrez, tendo como mediadora a psicóloga Margareth Presa, no dia 11, às 10h, na Rádio Amme Eventos. O assunto abordado será prevenção e combate ao suicídio.

Mutirão – O CECF Teonízia Lobo, Mutirão, zona leste, vai fazer uma apresentação de teatro mudo abordando a prevenção ao suicídio e a atenção aos sinais que antecedem o suicídio. Também será feita a distribuição de fitas amarelas.

Raiz – No CECF André Araújo, na Raiz, zona sul, a programação consiste na campanha de prevenção e combate ao suicídio com a participação da equipe técnica do Centro, sensibilização junto à comunidade e alunos dos cursos de qualificação profissional. A abertura do Setembro Amarelo será na terça-feira (1º/09).

Santo Antônio – O CECF Magdalena Arce Daou, localizado bairro Santo Antônio, zona oeste, vai postar nos dias 10 e 11 de setembro vídeos abordando a temática sobre o Dia Mundial do Combate ao Suicídio; assim como relatos sobre a depressão e campanha interna de escuta ativa para usuários do centro.

Aparecida – O Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, zona sul de Manaus, vai realizar no dia 4 uma live em alusão ao mês de prevenção ao suicídio, com o tema “Falar de Suicídio não é Tabu”. O tema vai ser tratado pela psiquiatra Alessandra Pereira, que terá como mediadora a psicóloga Aparecida Oliveira.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =