A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), encerrou, nesta sexta-feira, 30/9, o curso “Básico de Defesa Civil”. A capacitação, que aconteceu na Escola de Serviço Público Municipal (Espi), contou com a participação da Defesa Civil Nacional e de outros municípios, além da participação da sociedade civil.
Sendo esta a primeira capacitação presencial feita pela Defesa Civil de Manaus após 2 anos de pandemia, ela tem como diferencial a participação de mais de dez municípios do Amazonas. O instrutor André Santos, que ministrou o último módulo, destacou os procedimentos iniciais que os órgãos a nível tático e operacional devem fazer ao atender a desastres, e reforça a importância da integração.
“Isso eleva o nível de conhecimento entre a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e a comunidade. Essa integração entre a Defesa Civil local e outras defesas civis faz com que a gente coloque ali um fórum pequeno de debate para potencializar as atividades”, afirma.
A participação de lideranças comunitárias visa a agilidade da resposta ao serviço, em caso de crise, uma vez que eles receberam o primeiro impacto e já poderão atuar de imediato, até que a equipe técnica chegue.
O curso totalizou carga de 20 horas, e os participantes receberão certificação para comprovar a experiência adquirida.