Cm 28 anos de carreira jurídica, a promotora de justiça, Lucíola Honório de Valois, entrou na disputa pelo cargo de Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) para o biênio 2024-2026. A eleição, que será realizada de forma virtual, está marcada para o dia 2 de setembro deste ano, com a votação de membros do MP.
A promotora decidiu candidatar-se após refletir sobre as suas quase três décadas de atuação.
“Vi a população reconhecendo o Ministério Público como um farol para a resolução das suas demandas mais complexas e tenho, infelizmente, sido testemunha de que temos perdido credibilidade junto à sociedade, que é a razão e a destinatária de nossa atividade.”, declara.
Diante desse cenário, Lucíola ressalta a importância de continuar promovendo o crescimento da instituição. Unir a classe e administrar a instituição com ampla participação dos membros é um dos principais objetivos da candidatura.
“Quero discutir meu projeto com a classe, que deve ficar a vontade para criticar e apresentar sugestões, deixando claro que sempre encontrarão em mim alguém disposto a ouvir e lutar pelas melhores condições para o exercício de nossas funções”, destaca.
As propostas do protocolo de intenções da candidata incluem projetos administrativos internos e também de como pretende se relacionar com outros órgãos e Poderes e com a sociedade, que ela considera como a “razão e destinatária” da atividade ministerial.
Quem é Lucíola Valois
Lucíola Valois, amazonense, 54 anos, dos quais 28 anos dedicados ao Ministério Público do Estado do Amazonas. Assumiu o cargo de Promotora de Justiça Substituto em fevereiro de 1996. No interior do estado atuou nas comarcas de Coari, Codajás, Manacapuru, Iranduba e Presidente Figueiredo. Em novembro de 2004, foi promovida para à capital, onde atuou junto a promotorias de justiça criminais, cíveis e de infância e juventude. Atualmente, é Promotora de Justiça de Entrância Final, titular da 91ª Promotoria de Justiça.
Entre 2011 e 2020, Lucíola ocupou diversas funções de destaque. Atuou como assessora de gabinete de assuntos jurídicos, secretária geral do Ministério Público, Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Assessora do Gabinete de assuntos jurídicos (Gaj Institucional) e coordenadora do Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas.