Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

‘Junho Violeta’: Mês de combate à violência contra pessoas idosas

Junho é dedicado à causa e envolve a rede de proteção


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), promove, a partir de terça-feira (4), uma série de atividades para conscientização sobre a campanha ‘Junho Violeta’, a fim de reforçar os direitos e combater a violência contra as pessoas idosas. A campanha tem como base a Lei 10.741/2003, mais conhecida como Estatuto do Idoso.

junho-violeta_03

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

O tema da campanha de 2024 da Sejusc será ‘Sensibilizar para Proteger’. Ao longo do mês, serão tratados temas como canais de denúncia, identificação de violência, humanização do atendimento, cuidados necessários com a pessoa idosa e direitos de quem tem 60 anos ou mais, entre outros temas importantes.

As atividades do mês são coordenadas pela Secretaria Executiva Adjunta dos Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), que realiza todos os anos mobilizações públicas. A pasta é uma das integrantes da rede de proteção.

O combate à violência aos idosos abrange todas os tipos de agressão, que vão desde a violência física como a psicológica, negligência, abandono, violência institucional, patrimonial, sexual e discriminação.

junho-violeta_05

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

Segundo a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, a campanha tem a função de levar informação para a população. “Um movimento como o Junho Violeta é um meio de levar mais informação, reduzir preconceitos e proteger as pessoas idosas”, destacou.

Em 2023, a Sejusc registrou, por meio dos Centro Integrado De Proteção E Defesa Da Pessoa Idosa (Cipdi), 1.361 casos de violência. As principais violações de direitos são: negligência, agressão psicológica, abuso financeiro e maus tratos.

Os números apontam que foram registrados uma média de 3 casos de violência por dia. Dentre os agressores, os filhos são os principais algozes e, quanto às vítimas, as mulheres idosas constituem a maior parte.

Principais atividades

  • Abertura Junho Violeta – 04/06 (terça feira), das 8h-12h, com o tema ‘Sensibilizar para proteger’;
  • Jornada pelos Direitos no projeto EnvelheSer 60+ – 06 a 20 de junho, sempre de 8h às 17h, com grupos de idosos da cidade;
  • Conversa com estudantes da Escola Estadual Elisa Bessa com o grupo Longevidade Ativa – 07 de junho, de 15h às 17h;
  • Início da Operação Virtude, com visitas domiciliares,da equipe Psicossocial do CIPDI, a partir do dia 10 de junho;
  • Visita à fábrica Componel, com palestra sobre envelhecimento – 13 de junho, das 7h30 às 08h30;
  •  Em parceria com o Amazonas Shopping será feita palestra sobre “Empreender no Envelhecer” entre os dias 24 e 28 de junho, das 13h às 17h.
  • Encerramento da campanha Junho Violeta em Maués, no dia 28 de junho.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 18 =