Estão abertas as inscrições para a primeira capacitação dos municípios do Amazonas que irão operacionalizar o programa Garantia Safra 2021/2022. As inscrições para o Curso de Qualificação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável podem ser realizadas pela plataforma da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), por meio do link. Os interessados devem realizar sua inscrição até sexta-feira (22/10).
O Garantia Safra é um programa do Governo Federal, coordenado no Amazonas pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror). O objetivo da iniciativa é beneficiar agricultores familiares que sofreram perdas severas da safra em razão de fenômenos climáticos.
Sobre o curso
O curso terá uma carga horária de 12 horas, sendo totalmente on-line e gratuito, com certificação após a conclusão.
O treinamento virtual capacitará os técnicos das Unidades Locais (Unlocs) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Amazonas (Idam), dos Conselhos Municipais de Assistência Social e Secretarias de Produção, dos municípios que estão passando pelo processo de implementação do programa para a safra 2021/2022.
No Amazonas, a implementação do programa está sendo iniciada pela bacia do Rio Juruá, contemplando os municípios de Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Juruá.
O coordenador estadual do Garantia Safra no Amazonas, Heitor Liberato Júnior, afirma que essa turma é exclusiva para o estado do Amazonas e terá número de vagas ilimitado, de modo que nada impede a participação dos demais municípios do estado.