Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Governo do AM adere à chamada internacional para projetos com princípios da Ciência Aberta

Pesquisadores do Amazonas podem submeter propostas até o dia 14 de dezembro


O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), aderiu à chamada internacional “Transnacional Conjunta: Dados & Softwares de Pesquisa Abertos & Reutilizáveis – ORD – Apoio à Ciência Aberta (Chamada CHIST-ERA – ORD – Apoio à Ciência Aberta)”, realizada em parceria com o Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o consórcio CHIST-ERA do Conselho Europeu de Inovação.

(Foto: Érico Xavier/Fapeam)

A iniciativa vai apoiar projetos de colaboração transnacional em pesquisa, tecnologia e inovação, que apliquem os princípios da Ciência Aberta, destinados a acelerar o surgimento de ferramentas, padrões e serviços para promover abertura e reutilização de dados e softwares.

Pesquisadores do Amazonas podem participar da iniciativa. O  prazo de submissão das propostas é até o dia 14 de dezembro, por meio da plataforma https://www.chistera.eu/call-ord-announcement. A divulgação do resultado das propostas recomendadas para financiamento ocorrerá no mês de junho de 2023.

Propostas recomendadas 

Os proponentes amazonenses das propostas recomendadas para financiamento, pelo secretariado da chamada CHIST-ERA – ORD – Apoio à Ciência Aberta, deverão preencher em português o formulário on-line específico e enviá-lo via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), disponível em www.fapeam.am.gov.br.

Para acessar o formulário, o proponente deverá utilizar seu login e senha previamente cadastrados. Além do envio do formulário on-line, a submissão da proposta requer a apresentação de documentação complementar a ser anexada ao sistema, conforme especificado na chamada.

Dúvidas  

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo da Diretrizes Específicas da Fapeam podem ser obtidas encaminhando mensagem eletrônica para o endereço: internacionalizacao@fapeam.am.gov.br.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =