“O poder público deveria ser um facilitador da vida do cidadão e não ao contrário”, a frase da empresária e pré-candidata ao Governo do Amazonas Professora Maria do Carmo (PL) representa bem o sentimento dos manauaras diante o Projeto de Lei (PL 242/2025), de autoria da Prefeitura de Manaus, que visa obrigar idosos a utilizarem o cartão Passa-Fácil para garantir gratuidade no transporte coletivo da capital.

Foto: Divulgação/Assessoria
A justificativa apresentada pelo município seria o aumento da eficiência e combate a fraudes, mas, em 2024, o próprio Executivo municipal considerou uma proposta similar inconstitucional.
Em vídeo publicado em suas redes sociais nesta quinta-feira (15), Maria do Carmo explica que a Constituição Federal já garante gratuidade no transporte coletivo de todo país a partir de 65 anos. Em Manaus, também está na Lei Orgânica do Município a isenção do pagamento de tarifas do transporte coletivo para pessoas com mais de 60 anos.
“Criar mais empecilho para os idosos? O RG não é o suficiente para provar a idade da pessoa? Imagine a dificuldade que vai ser para quem vive nas áreas mais afastadas conseguir emitir esse cartão”, questiona a Professora.
A pré-candidata a governadora também coloca à prova a eficiência da gestão do prefeito David Almeida (Avante) para resolver os problemas da cidade, principalmente o que se refere à infraestrutura.
“Mas sabe quem pode mudar isso? Você! Pense bem na hora de escolher seus representantes, porque é a política que muda a sua vida para melhor ou para pior. Você é quem decide”, finaliza Maria do Carmo.