Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Amazonprev alerta para prazo de encerramento do Censo Previdenciário

Mais de 18 mil segurados, entre servidores ativos, aposentados e pensionistas podem ter os pagamentos suspensos caso não realizem o procedimento obrigatório até o dia 2 de agosto


A Fundação Amazonprev alerta servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado do Amazonas para a obrigatoriedade de realização do Censo Previdenciário. O prazo se encerra no dia 2 de agosto. Até o momento, 18.473 segurados estão pendentes para realização do procedimento. Aqueles que não cumprirem a determinação podem deixar de receber os proventos mensais.

amazonprev_prazo-final-censo_foto-maidno-sampaio-2

Foto: Maidno Sampaio/Amazonprev

A medida deve afetar os lançamentos da folha de pagamento do mês de agosto. E será mantida até que os convocados compareçam para realização do recenseamento. O Censo Previdenciário iniciou em maio de 2023 e é de realização única. A convocação é direcionada apenas àqueles que ainda não fizeram o procedimento, desde o ano passado. O coordenador de Previdência da Amazonprev, Alan Cardec, destaca a necessidade de cumprimento da determinação.

“Nós estamos reforçando a divulgação, pois ainda temos um número alto de faltosos. São 18 mil segurados que precisam se apresentar para o Censo. Oferecemos a opção on-line para as pessoas que moram no interior ou fora do Estado e o presencial para quem mora em Manaus. É essencial que essas pessoas atendam nossa convocação e evitem a suspensão dos proventos”, destacou Alan Cardec.

Para todos os servidores ativos está disponível a modalidade do Censo on-line. Além desses, também os aposentados e pensionistas que residem no interior ou fora do Estado. O link para acesso à plataforma está disponível no site www.amazonprev.am.gov.br. No formato on-line, é preciso digitalizar os documentos originais solicitados e anexar o autorretrato (selfie) do segurado.

A modalidade presencial é obrigatória para os aposentados e pensionistas que moram na cidade de Manaus. Também podem realizar aqueles que estejam de passagem pela capital, desde que tenham em mãos a documentação original completa. Para a realização presencial é preciso fazer o agendamento no site da Amazonprev, no link “Censo Previdenciário”. Os locais credenciados para o atendimento são o prédio anexo da Amazonprev, com entrada pela rua Ipixuna – Centro; e o Cetam Aníbal Beça da Avenida, na avenida Autaz Mirim, na zona leste.

Tanto no formato on-line quanto no presencial, o procedimento deve ser feito na presença do próprio segurado, não sendo permitida a realização por terceiros ou mesmo por procuração. Todos os documentos devem estar em formato original, sem rasuras e em bom estado de conservação.

Para esclarecer dúvidas, o segurado pode entrar em contato pelo número 0800 800 3400, que atende ligações ou mensagens de whatsApp.

Visita domiciliar

As pessoas com dificuldade de locomoção, precisam solicitar a visita domiciliar também pelo link do Censo, no site da Amazonprev. Ao acessar a página, informar CPF e local de residência, o segurado deve marcar a opção “visita domiciliar”, preencher as informações necessárias e anexar o laudo médico que comprove a condição do segurado, com data de emissão de no máximo noventa dias.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − três =