Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Amazonenses afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul chegam a Manaus

Famílias chegaram na capital amazonense, às 1h40, e às 16h, do último sábado, em voos comerciais


O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil, realizou, no último sábado (18), a realocação de 60 amazonenses residentes no Rio Grande do Sul após o desastre das enchentes. O primeiro voo chegou a Manaus na madrugada de sábado (18), com 34 passageiros, e o segundo, às 16h, com 26 pessoas.

governo-do-amazonas-realiza-a-realocacao-de-60-amazonenses-que-foram-afetados-pelas-enchentes-do-rio-grande-do-sul_fotos_arthur-castro_secom-2

Fotos: Arthur Castro/ Secom

A ação faz parte da Operação Amazonas pelo Rio Grande do Sul, lançada pelo Governador Wilson Lima, no dia 9 de maio, e que visa assistir as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

“A determinação era que esse apoio fosse feito o mais rápido possível; colocamos uma equipe, e as demandas começaram a chegar e procuramos entender aonde eles estavam porque muitas cidades estavam com difícil acesso por conta das estradas estarem comprometidas. Nesse momento, temos que ser solidários para ajudar nossos irmãos gaúchos, mas também para ajudar os nossos irmãos amazonenses que estavam passando dificuldades”, explicou o secretário da Defesa Civil, Coronel Francisco Máximo.

Os voos comerciais saíram de Florianópolis e desembarcaram no aeroporto Internacional Eduardo Gomes. A previsão era de que o segundo voo iria trazer 32 passageiros, porém 6 pessoas não conseguiram se deslocar até à capital catarinense.

A partida de Florianópolis se deve à interdição dos aeroportos nas localidades afetadas pelas enchentes. Por essa razão, os cidadãos foram solicitados a se deslocarem para a capital de Santa Catarina, de onde embarcaram de volta para Manaus.

“Recebemos mais 26 dos 32 que estavam previstos, porque 6 passageiros infelizmente não conseguiram sair de suas cidades, mas já estamos buscando alternativas para ajudá-los”, comentou o Coronel Francisco Máximo.

governo-do-amazonas-realiza-a-realocacao-de-60-amazonenses-que-foram-afetados-pelas-enchentes-do-rio-grande-do-sul_fotos_arthur-castro_secom-5

Fotos: Arthur Castro/ Secom

Reencontro emocionante

Abraços, lágrimas e muita emoção marcaram a vida das famílias que expressaram gestos de gratidão com a chegada dos familiares e amigos. O aposentado Paulo Assunção, 70, estava desde cedo no Aeroporto Eduardo Gomes aguardando a sua esposa, Ana Paula, que foi à cidade de Canelas visitar o filho. “Esse trabalho é nota dez. Meus agradecimentos ao governador (Wilson Lima) porque realmente é muito válida essa ajuda”.

Ao avistar o seu marido na área do desembarque, a emoção tomou conta de Ana Paula. “É um alívio grande estar em nossa terra e em nossa casa. E graças a Deus que o povo amazonense é unido para fazer a diferença e ajudar o próximo”.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 12 =