Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Alckmin inaugura Dimicro e preside reunião do CAS

O vice-presidente da República veio a Manaus para inaugurar a DIMICRO com o prefeito David Almeida e também presidiu reunião do CAS e conversou com o governador Wilson Lima sobre a ZFM


O prefeito de Manaus, David Almeida e o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin inauguraram, hoje, o Distrito de Micro e Pequenas Empresas de Manaus (Dimicro), localizado no bairro Distrito Industrial 2, zona Leste, é um espaço destinado à instalação de empreendimentos do segmento industrial e abrigará micro-indústrias que terão um impacto significativo na geração de empregos diretos para mais de 400 pessoas. O Dimicro, conta com 28 galpões e ainda conta com áreas comuns, refeitórios, sala de qualificação e descompressão, auditório, vestiários e estacionamento.

Geraldo Alckmin com o presidente Érico Desterro e Silva, presidente do TCE-AM e o prefeito David Almeida na inauguração do Dimicro (Foto: Ana Cláudia Jatahy)

REUNIÃO DO CAS

O governador Wilson Lima teve um diálogo aberto com o vice-presidente Alckmin reforçando a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para a economia do Amazonas e destacou as conquistas e investimentos anunciados para fortalecer o desenvolvimento econômico e sustentável do estado. “É a segunda vez que o vice-presidente Geraldo Alckmin vem ao estado do Amazonas. Isso demonstra a preocupação que o Governo Federal tem tido, isso nos deixa muito tranquilos, até no âmbito da reforma tributária que a gente conseguiu avançar e colocar um texto que garantisse não só a manutenção do modelo, mas também a competitividade das empresas, o que reflete também no que é mais importante para gente, que é a geração de emprego e renda”, declarou Wilson Lima.

O governador Wilson Lima com o Alckmin na reunião do CAS (Foto: Secom/Divulgação)

O governador reconheceu, ainda, o trabalho dos deputados federais do Amazonas e a sensibilidade do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na pauta da Zona Franca e disse confiar no trabalho do Senado, que irá avaliar o texto da nova reforma tributária. Wilson Lima elogiou também a ação do Governo Federal para fortalecer o antigo Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), uma demanda antiga dos pesquisadores.

SEGUNDA VEZ

Esta é a segunda passagem de Alckmin, em 2023, pela capital amazonense. Em março, também ao lado de Wilson Lima, o vice-presidente visitou as instalações do CBA e, na 308ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), anunciou investimentos do Governo Federal para o Amazonas, especialmente voltados à manutenção das garantias da Zona Franca de Manaus. Desta vez, além de presidir a 310ª Reunião do CAS, Alckmin assinou o Contrato de Gestão do agora denominado Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). Ainda nesta terça, o vice-presidente também inaugura o Distrito de Micro e Pequenas Empresas de Manaus (Dimicro) no bairro Distrito Industrial 2, zona Leste.

No último dia 12 de julho, Alckmin já havia anunciado que a Zona Franca de Manaus receberá, aproximadamente, R$ 1,6 bilhão em novos investimentos. O valor, segundo ele, será para novos empreendimentos e ampliação das instalações de indústrias já existentes, podendo resultar na geração de mais de 1,6 mil novos empregos no polo industrial de Manaus, que atualmente gera mais de 115 mil empregos diretos na região.

“A competitividade da Zona Franca de Manaus deve ser mantida. O objetivo da reforma tributária é simplificar, é desonerar completamente investimento porque tira a cumulatividade de crédito e desonera completamente a exportação. Esse é o objetivo, trazer um ganho de produtividade, ganho de eficiência econômica importante para o país, e ajudar a Zona Franca a poder crescer ainda mais“, avaliou o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 6 =