Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

1º Fórum das Federações Indígenas do Amazonas, acontece nos dias 29 e 30 de março

Evento irá reunir movimento indígena e federações dos povos indígenas do Amazonas


O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), vai realizar o 1º Fórum Estadual das Federações Indígenas do Amazonas, nos dias 29 e 30 de março, reunindo o movimento indígena e as federações dos povos indígenas no Hotel Intercity, localizado na rua Professor Marciano Armond, 544, bairro Adrianópolis, zona sul de Manaus.

O objetivo do encontro é criar ferramentas para alavancar atividades que beneficiem as comunidades indígenas do estado do Amazonas. Para o diretor-presidente da FEI, Zenilton Mura, o evento irá trazer não somente as presenças indígenas, como também os debates que precisam ser discutidos entre todos para melhor comunicação entre os povos.

(Foto: Divulgação)

“Precisamos reunir todos os parentes que representam cada região do nosso Amazonas para ouvir suas demandas e juntos trabalharmos para o progresso de todos. O evento é um marco na nossa história para estreitar laços entre o Governo do Amazonas e os povos indígenas”, disse.

Com o acréscimo de R$ 10 milhões assegurado pelo governador Wilson Lima, juntamente com a dotação de R$ 7 milhões para o exercício deste ano, o orçamento da FEI passará a ser de 17 milhões, permitindo que o fórum seja realizado. O orçamento é destinado a ações voltadas aos povos indígenas, com investimento no desenvolvimento cultural e econômico das populações, tornando possível o encontro das etnias no fórum para discutir suas demandas.

Instituições presentes 

O encontro receberá representantes de diversos órgãos do Estado, que vão apresentar palestras e orientar os representantes indígenas acerca do trabalho exercido por eles. Têm participação prevista no evento as secretarias de Estado de Educação e Desporto, de Produção Rural (Sepror) e de Cultura e Economia Criativa, além da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e do Comitê Regional e Global para Parcerias com Povos Indígenas e Outras Populações Tradicionais da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force).

Durante a programação, serão observados todos os cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) contra a Covid-19, sendo obrigatório o uso de máscaras e distanciamento social. Para entrar no local, os participantes deverão ainda apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 atualizado e documento de identificação com foto.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =