Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

10 municípios do Amazonas ganham sensores de monitoramento da qualidade do ar

Equipamento deve auxiliar no monitoramento de partículas no ar associadas à má qualidade


O Governo do Amazonas entregou 10 sensores de monitoramento da qualidade do ar para a Defesa Civil do Estado. Os equipamentos beneficiam prioritariamente os municípios de Autazes, Careiro Castanho, Manaquiri, Urucará, Maués, Boca do Acre, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã e Apuí. A ação aconteceu nesta quarta-feira (5) em celebração ao Dia do Meio Ambiente.

53771821985_de278f750d_c

Foto: Alex Pazuello/ Secom

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, a instalação dos sensores já foi iniciada e tem o objetivo de auxiliar com dados na construção de protocolos de ação em casos de fumaça.

“O sistema vem para que a gente possa entender como essa qualidade do ar está, principalmente em períodos críticos, que são os períodos em que tem uma probabilidade maior de ter incêndio de florestais. O governador tem incentivado e também feito investimentos para que, de forma cooperada, também dentro das estruturas governamentais, a gente possa desenvolver planos de ações de forma mais antecipada, principalmente visando a prevenção desse desastre”, disse o secretário.

A entrega acontece no âmbito da Rede de Proteção e Conservação da Biodiversidade por meio de Tecnologias (Redt/AM), criada a partir de um termo de cooperação firmado entre o Governo do Amazonas e a Embaixada da Coreia do Sul. Com apoio das empresas sul-coreanas Samsung e LG, o órgão diplomático investiu US$ 500 mil, aproximadamente R$ 2,5 milhões.

53771604823_a3fc934d60_c

Foto: Alex Pazuello/ Secom

Monitoramento

O monitoramento consiste na observação da quantidade estimada pelo equipamento de material particulado presente no ar, através de dois canais de lasers (A e B). As informações são utilizadas para calcular o Índice de Qualidade do Ar, com a coleta de dados a cada 80 segundos, resultando em aproximadamente 1080 registros por dia. Os dados estão acessíveis em tempo real através da Internet. Além disso, é possível fazer o download dos dados para diferentes localidades em todo o mundo.

A proposta é que o Amazonas instale sensores em todos os 62 municípios, realizando o monitoramento da poluição atmosférica em 100% do território amazonense.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =