Para avançar nas análises de dados epidemiológicos associados à tecnologia da informação no Amazonas, técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizam, nesta quarta-feira (2), visita estratégica ao Centro de Inteligência Epidemiológica (CIE), localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Maíra Pessoa/FVS-RCP
Inaugurado em março de 2022, na gestão do atual secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, e de iniciativa pioneira no país, o CIE realiza o monitoramento e avaliação do cenário epidemiológico da cidade do Rio de Janeiro, com acompanhamento de dados de saúde e produção de informação para ações estratégicas.
Na ocasião, pela FVS-RCP, além da diretoria-presidência, estiveram presentes a assessoria de planejamento e de comunicação da Fundação. Também, estiveram presentes, técnicos do núcleo da vigilância em saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Brasília e o diretor do Departamento de Emergência em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Márcio Garcia, que também foi o responsável pela implantação do CIE na cidade.
A reunião foi conduzida pela superintendente de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro, Gislani Mateus, que apresentou a complexidade das ferramentas produzidas pelo Centro de Inteligência para os técnicos.
“Entre a concepção e a implantação do CIE foram seis meses. E o maior desafio foi criar algo que não existia, um modelo para seguir, quebrando os paradigmas e integrando todos os sistemas de informações de diferentes fontes de dados, que comportam além da saúde. Atualmente, somos os responsáveis pela produção de informações estratégicas para o município”, destacou a superintendente Gislani.
Presente na visita, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, que estava acompanhada da equipe do órgão, aproveitou para conhecer o sistema de monitoramento utilizado. “A palavra que melhor define o CIE é inovação. Esta visita é o primeiro diálogo com a vigilância em saúde do Rio de Janeiro que busca essa parceria técnica para o fortalecimento do monitoramento e análises dos indicadores de saúde”, salienta.
Agenda na Vigilância em Saúde
A equipe da FVS-RCP conheceu, ainda, o Super Centro de Vacinação Carioca (SCVC), inaugurado em janeiro de 2023. O centro funciona de forma ininterrupta, todos os dias, entre 8h às 22h, ofertando todas as vacinas do calendário nacional de imunização, como também imunobiológicos especiais, incluindo a vacina antirrábica em humanos.
O SCVC faz parte do organograma da Superintendência de Vigilância em Saúde, que hoje conta com 97 profissionais especializados.


















