O espetáculo ‘Dois Irmãos’, baseado na obra de Milton Hatoum, apresenta a última sessão da temporada nesta sexta-feira, 26 de maio de 2023, às 19h, no Buia Teatro, Centro de Manaus. Os ingressos estão esgotados.
A peça, assinada pela ‘Menina Miúda Produções Artísticas’, entrou em cartaz no dia 2 de maio. Com a apresentação desta sexta, a produtora amazonense completa as 12 sessões programadas para o período, sempre com casa cheia.
O diretor da montagem, Cairo Vasconcelos, celebra o sucesso de público. “É uma alegria enorme saber que o espetáculo chegou até aqui. Os ingressos esgotando, tanto antecipadamente quanto na portaria em menos de 5 minutos. Isso só mostra o quanto a peça tem uma qualidade artística, teatral e técnica para que o público se emocionasse e ficasse ainda mais envolvido na história de Milton Hatoum, adaptada agora para o teatro”, disse o diretor, confirmando a segunda temporada.
Contemplada no Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro 2022, a peça é produzida e encenada por artistas amazonenses. O elenco é formado pelos atores Amanda Magaiver, Brenda Amora, Acácia Mie?, Junior Victorino, Beto Monteiro, Wilson do Carmo e Gabriel Mota. Os artistas contaram com preparação corporal de Emília Pontes, que também assina a produção.
Dione Maciel criou os figurinos e Eugenio Lima é responsável pela maquiagem. Viktor Judah assina a produção musical, e Marcio Braz, a iluminação. Juca Di Souza criou o cenário da montagem.
Sinopse
O espetáculo ‘Dois Irmãos’, inspirado na obra homônima, de mesmo nome, do escritor amazonense Milton Hatoum, conta a história de Omar e Yaqub, irmãos gêmeos. O relacionamento entre os dois é marcado por tensão e rivalidade, o que acaba culminando em uma tragédia que muda o curso de suas vidas.
A peça é uma adaptação livremente inspirada no livro de Hatoum, que retrata a cidade de Manaus com detalhes e apresenta personagens complexos. Através do drama familiar dos irmãos, a peça aborda temas como identidade, amor, culpa e redenção, explorando as nuances das relações humanas e as consequências das escolhas.
O romance de Milton Hatoum já foi adaptado para TV, em minissérie da Globo; em espetáculo teatral, por profissionais de São Paulo; e em HQ (História em Quadrinhos), pelos quadrinistas paulistanos Fábio Moon e Gabriel Bá. A nova adaptação para o teatro é encenada pela primeira vez em Manaus, cidade descrita na obra literária.