A Prefeitura de Manaus realizou a primeira edição da Mostra “Manaus, Aqui Tem SUS”, na manhã desta sexta-feira (14), com a apresentação de dez experiências inovadoras adotadas na rede municipal de saúde. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), busca valorizar as iniciativas voltadas para aprimorar os serviços ofertados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Mostra foi realizada das 7h30 às 12h, no auditório da Uninorte, no campus da avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul, com cerca de 200 participantes. Os três projetos vencedores irão representar a Semsa Manaus na etapa estadual da Mostra, que é coordenada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems).
“Nós temos conhecimento de 53 experiências exitosas que foram inscritas no evento e, hoje, os dez trabalhos selecionados foram apresentados aqui. Essas iniciativas são desenvolvidas pelos servidores da saúde e têm uma enorme importância para que a gente mostre o quanto nossos servidores são criativos, proativos e fazem propostas para que o nosso trabalho funcione da melhor forma possível”, disse a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.
As inscrições foram realizadas entre os dias 23 e 30 de março. As experiências foram desenvolvidas nas mais diversas áreas de atuação da rede municipal de saúde, como o enfrentamento à pandemia de Covid-19, o controle da hanseníase em Manaus, a educação permanente da rede, saúde indígena e saúde mental.
“Estamos promovendo essa primeira edição com incentivo no Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), para criar um espaço democrático, rico em ideias e informações. Profissionais de todos os distritos de saúde da capital saíram daqui com ideias e experiências que poderão ser aplicadas no seu território para melhorar nossos indicadores e o atendimento à população”, destacou o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho.
Vencedores
A banca examinadora da Mostra foi composta por cinco avaliadores, sendo três externos e dois internos: Rodrigo Tobias, da Fiocruz Amazônia; Esron Rocha, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Darlissom Ferreira, da Unidade de Estado do Amazonas (UEA); Luana Alpirez, assessora da Subsecretaria Municipal de Gestão da Saúde; e Vanilce Lima, diretora de Planejamento da Semsa.
Os três trabalhos vencedores foram: Projeto cuida(dor) saúde mental em cena através da educação permanente em saúde na USF Vila da Prata, inscrito por Karla Ferreira de Lima; Agente Indígena de Saúde – Rede Viva do Distrito de Saúde Norte, em Manaus-AM, inscrito por Aline Aparecida Ferreira Artini; e Concepção e construção do Glenda, o dashboard de atenção à gestante de Manaus-AM, inscrito por Gleina Oliveira de Assis.
As três iniciativas irão representar o município de Manaus na “Mostra Amazonas Aqui Tem SUS”, podendo ser selecionadas para a etapa nacional do evento, de acordo com Karina Cerquinho, diretora da Escola de Saúde Pública (Esap/Semsa) e presidente da Comissão organizadora do evento.
“A primeira mostra ‘Manaus, Aqui tem SUS’ é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde como forma de divulgar e valorizar os trabalhos desenvolvidos pelos trabalhadores da saúde da rede. O objetivo é compartilhar todo esse conhecimento, todas as experiências que tiveram êxito, de forma que a gente consiga escolher três, e avançar para as etapas estadual e nacional. É um evento grandioso, que envolve todos os municípios do Brasil, com as principais experiências bem sucedidas dentro do Sistema Único de Saúde”, pontuou Karina.