Diretamente do Rio de Janeiro, o espetáculo musical “Vamos Comprar Um Poeta” desembarca na capital amazonense com apresentação dupla, nos dias 10 e 11 de setembro, às 20h e às 19h, respectivamente.
As apresentações, que integram a programação do Festival Altamente Recomendável à Infância (Festari), acontecem no Teatro Amazonas, com acesso gratuito (retirada de ingressos na bilheteria com 1h de antecedência).
Inspirada no livro homônimo do autor português Afonso Cruz, a montagem mistura música, poesia, teatro e movimento, concluindo a celebrada trilogia “Três Histórias de Amor para Crianças”, composta ainda pelas peças “A Gaiola” e “Contos Partidos de Amor”.
Dirigido pela premiada artista Duda Maia, o espetáculo – da Camaleão Produções Culturais, de Duda, e da Palavra Z Produções Culturais, do produtor Bruno Mariozz – narra a chegada de um poeta à casa de uma família que vive em um lugar fictício. No local, moram: um pai, que só pensa em ganhar dinheiro; uma mãe, que organiza todos os dias os trabalhos domésticos; uma menina esperta e curiosa, que gosta de entender o significado das coisas; e um menino, que adora fazer contas. A partir da chegada do poeta, a ideia de produtividade dos moradores da casa começa a se transformar.
Manifesto Lúdico
Vencedor do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), na categoria Melhor Espetáculo Infantil, e com seis prêmios no Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ) – de “melhor espetáculo”, “coletivo de atores”, “direção”, “cenário”, “texto adaptado” e “iluminação”) –, o espetáculo cria uma divertida reflexão sobre a capacidade de invenção, de amizade e de despedida. Observar borboletas, criar poemas e aprender a dar abraços são algumas pérolas dessa experiência humana e cheia de sensibilidade.
“Esse texto é um manifesto lúdico, dedicado ao artista que habita em cada ser humano, especialmente nas crianças. É uma maneira de poder falar com poesia e delicadeza sobre a importância da arte na vida das pessoas. Dirigir ‘Vamos Comprar Um Poeta’ no cenário atual é realizar uma relevante homenagem à cultura”, explica Duda, que já conquistou o prêmio de “Melhor Direção” pelos três espetáculos da trilogia “Três Histórias de Amor para Crianças”.
Apresentado pelo Ministério do Turismo e pela Chesf e com patrocínio da Chesf, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), “Vamos Comprar um Poeta” conta com a adaptação de Clarice Lissovsky, direção musical de Ricco Viana e elenco formado por Letícia Medella, Luan Vieira e Samantha Jones.