O Curral tradicional da Baixa de São José recebeu torcedores da Velha Guarda e a nova geração para manter o legado de Lindolfo Monteverde de promover a ladainha (reza cantada), em homenagem a Santo Antônio, um dos padroeiros do bumbá, no domingo (12).
O evento é uma demonstração de fé e devoção ao santo casamenteiro e acontece sempre antes da saída do Garantido pelas ruas do reduto encarnado, na noite de 12 de junho. A programação é comandada pela Família Monteverde.
No palco do curral da Baixa, os torcedores reúnem-se em volta da fogueira para as rezas, com cânticos católicos tradicionais.

(Foto: Paulo Sicsu)
A tradição, segundo Dona Maria do Carmo Monte Verde, filha do criador do Garantido, Lindolfo Monteverde, é mantida por sua família para cumprir a promessa do pai.
“Meu pai reverenciava vários santos, entre eles Santo Antônio. Além de ser uma forma de devoção, o momento de religiosidade faz uma homenagem também a minha mãe, dona Antônia Monteverde. Essa é mais uma herança deixada por ele (Lindolfo) e fazemos questão de manter viva a tradição”, disse dona Maria.
Entre os participantes da ladainha, estava o levantador de toadas David Assayag. Ele fez questão de acompanhar todos os momentos de oração e reverência a Santo Antônio. Ao final da reza, Assayag executou toadas antológicas, enquanto dona Maria do Carmo Monteverde tirava versos.

(Foto: Paulo Sicsu)
“Me senti lisonjeado porque fazia muito tempo que não participava. Desde pequeno sempre participei e ainda consegui participar com o mestre Lindolfo Monteverde aqui no curralzinho mesmo. Então, pra mim, é um momento de emoção de voltar a participar de novo da ladainha, que é tradicional na Baixa de São José”, ressaltou David.
Como manda a tradição, ao final da ladainha, foram distribuídas guloseimas e mingau ao público e na sequência houve a apresentação de David Assayag, Israel Paulain, Banda Os Veteranos do Boi e Monte, além da apresentação do Garantido Mirim, com os itens evoluindo no palco.


















