O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), enviou uma balsa hospital para o município de Anamã (a 165 quilômetros de Manaus), na região do Baixo Solimões, que enfrenta as consequências do período de cheia e está em situação de alerta. A medida faz parte da Operação Enchente 2022, lançada pelo governador Wilson Lima para prestar apoio aos municípios afetados com a subida dos rios.
A embarcação saiu de Manaus na terça-feira (10) e chegou ao município na quarta (11). A subida do rio Solimões causa a inundação do Hospital Francisco Salles de Moura, e a balsa irá comportar temporariamente os 57 trabalhadores da unidade, entre médicos, enfermeiros, técnicos e demais servidores.
“A locação da balsa é uma estratégia do governador Wilson Lima para garantir a assistência a Anamã, que geralmente sofre com a cheia. Quase todo o município já está debaixo d’água e precisa da embarcação para dar continuidade ao atendimento à população, na impossibilidade de acessar o hospital”, afirma Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.
A balsa, alugada pela SES-AM, deve realizar atendimentos de urgência e emergência, dispondo de sala de parto, laboratório, recepção, consultórios, alojamento para as enfermarias, refeitório e cozinha. A embarcação possui 44 leitos, sendo 16 macas hospitalares na parte inferior e 28 no piso superior.
A previsão é que a embarcação permaneça por 90 dias em Anamã ou até que haja condições para utilização da unidade hospitalar novamente, com a descida do Solimões.