O governador do Amazonas, Wilson Lima, participa do lançamento da tipificação do barco-hotel como meio de hospedagem no programa Cadastur (Sistema de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor turístico), coordenado pelo Governo Federal. O lançamento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), e pelo Ministério do Turismo, acontece na segunda-feira (11/11), às 15h.
O barco-hotel é um equipamento turístico muito utilizado nas altas temporadas da pesca esportiva, em todo o estado. A presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, e o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, vão apresentar a tipificação para os operadores do trade amazonense, em cerimônia a ser realizada no navio Rio Negro Queen, com saída prevista às 15h, do porto da Marina Rio Belo, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.
O pleito foi levantado pela Amazonastur – em razão da magnitude hidrográfica do estado, tornando-o diferenciado do restante do país – em gestões passadas e atendido no mês de outubro pelo Ministério do Turismo, que já incluiu a tipificação no programa que certifica os empreendimentos turísticos brasileiros.
A medida vai contemplar ainda os turistas que se deslocam às cidades como Parintins, Barcelos, Borba, Novo Airão, entre outros municípios, onde participam dos principais festejos culturais e religiosos, uma vez que a capacidade hoteleira nas comunidades não supre a demanda dos visitantes, que optam por se hospedar em barcos-hotéis.