O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) será retomado, de forma remota, a partir desta quinta-feira (2). Realizado há dez anos pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), o programa já beneficiou mais de 600 servidores públicos em fase de pré-aposentadoria e agora expande as atividades para servidores de todas as idades.
O programa apoia e orienta os participantes a encarar essa nova fase da vida por meio de palestras e oficinas que abordam módulos emocionais, sociais, organizacionais, legais, de saúde e cidadania. Durante o programa, os participantes formam alternativas para serem desenvolvidas na aposentadoria.
Além dos servidores da Corte de Contas, o programa também é aberto para servidores e funcionários das instituições parceiras, entre elas a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati); Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam); Sebrae; Amazonprev; Manausprev; INSS; Semed; Seduc; FDT e Semsa.
As inscrições já podem ser feitas por meio do site da Escola de Contas Públicas (ECP), pelo endereço virtual. O evento de abertura será transmitido ao vivo pela plataforma Google Meet.
Conforme a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas da Corte de Contas (Degesp/TCE-AM), Merisa Mendes, que coordena o PPA, essa edição possui o diferencial de não ter restrição de idade para participação.
“Antes, o programa era voltado para servidores que faltavam ao menos três anos para a aposentadoria, no entanto, resolvemos abrir as inscrições para participação de servidores de todas as idades”, revelou. “Estamos em um processo de envelhecimento desde o dia que nascemos, portanto quanto antes nos prepararmos para momentos de grandes mudanças, como é a aposentadoria, melhor”, destacou a coordenadora.