Lançado na última quinta-feira, 15, no Centro Cultural Povos da Amazônia, o documentário Bayaroá será exibido pela TV Encontro das Águas. Com duração de cerca de meia hora, o filme conta a história do o cacique Tukano Justino Pena para manter vivas a língua e as tradições de seu povo, por meio da criação de uma escola indígena. A obra foi ao ar no mesmo dia do lançamento oficial, pelo canal 2.1 (TV Aberta), e agora será exibida na grade da emissora pública estadual neste domingo, às 9h.
O projeto, contemplado pelo Prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, via Lei Aldir Blanc, foi concebido e produzido pelas assessoras pedagógicas da Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI) da Semed, Eneida Afonso e Fabiene Priscila. A direção é de Cleinaldo Marinho.
Com duração de cerca de 30 minutos, a obra cinematográfica traz como personagens principais o líder Tukano e a professora indígena Rosiane Lana. As locações para a gravação do vídeo foram a sede da Associação Cultural da Comunidade Bayaroá, localizada no Km 04 da BR-174, zona rural de Manaus. O filme traz entrevistas no formato bilíngue (Tukano e Português) e também uma mostra dos rituais com cantos e danças Tukano.