O Governo do Amazonas está construindo a maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da região Norte do país, no bairro Educandos, zona sul de Manaus. O canteiro de obras da ETE do Sistema de Esgotamento Sanitário do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) foi vistoriado, nesta quarta-feira (11/05), pelo governador Wilson Lima.

(Foto: Diego Peres/Secom)
Com previsão de inauguração para o próximo semestre, a ETE vai beneficiar 190 mil pessoas da zona sul e oeste da capital, com capacidade para tratar 300 litros por segundo (l/s) de esgoto. As informações são da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que coordena o Prosamim.
A construção da ETE faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário construído na bacia do São Raimundo. O sistema conta com 31 quilômetros de redes de coleta de esgoto e seis estações elevatórias, distribuídas nos bairros Centro, Presidente Vargas, Glória, São Raimundo, Santo Antônio e Aparecida. Essas estações elevatórias foram entregues pelo governador Wilson Lima em junho de 2020.
As obras da ETE, que tiveram início em dezembro de 2018, registram desde 2019 um avanço de 98% de execução, mesmo com a pandemia de Covid-19, que prejudicou o cronograma de obras. Os testes mecânicos nas tubulações e bombas que foram instaladas no sistema já começaram a ser realizados.
A construção da ETE está orçada em R$ 44.493.894,05. Desse montante, 75% foi financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Outros 25% são recursos estaduais.
Você pode ouvir mais sobre esse assunto:


















