Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Música de Hermeto Pascoal inspirada em Manaus ganha registros inéditos

‘Frevando em Manaus’ ganhará videoclipe e single com novo arranjo


Composta em meados dos anos 1990 pelo gênio da música brasileira Hermeto Pascoal, a música “Frevando em Manaus” ganhará registros inéditos por um grupo de artistas amazonenses liderado pelo instrumentista Abner Viana, neste mês de dezembro. O projeto inclui a gravação de um single com novo arranjo para a composição e o lançamento de um videoclipe no Youtube.

(Foto: Divulgação)

Reconhecido mundialmente por seu talento como multi-instrumentista, arranjador e improvisador, o alagoano Hermeto Pascoal compôs “Frevando em Manaus” como uma homenagem à capital do Amazonas, embora ele nunca tenha gravado a música.

Em uma de suas passagens pela cidade, o artista entregou a partitura original a uma amiga em comum ao cantor e compositor Zeca Torres (Torrinho), um dos autores de “Porto de Lenha”, que a compartilhou com Abner Viana, na época envolvido nas pesquisas de mestrado em Música pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Para Viana, registrar essa composição é de extrema importância histórica e artística, além de contribuir para que a homenagem de Hermeto a Manaus não se perca no tempo.

(Foto: Divulgação)

“Ele compôs um frevo que expressa a intensa movimentação que já havia em Manaus naquela época. É uma música com alguns elementos melódicos do baião, com o jeito de compor do Hermeto, que é muito peculiar no Brasil e no mundo”, comenta.

Abner também assina os novos arranjos, em parceria com Célio Vulcão, além da orquestração e adaptação da partitura. Entre os instrumentos de base estão o flautim, a flauta, saxofone, clarineta, trompetes e trombones, o que deu à música uma instrumentação de big band.

“Esse arranjo de sopros é inédito, como se fosse uma mini-orquestra, com muita movimentação e nível técnico bastante alto. Não é uma música fácil de executar nem improvisar”, explica o artista.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + três =