Manaus,
×
Manaus,

Moda & Beleza

Mitos e verdades sobre a pele



A dermatologista Patrícia Bandeira de Melo esclarece alguns mitos e verdades sobre questões relacionadas à pele !!

(Foto: Reprodução/ Internet)

Bronzeamento artificial não faz mal, é mito ou verdade?

É mito, bronzeamento de qualquer forma, seja ele artificial ou natural, ou seja, você estimular o excesso da exposição solar, sempre faz mal a pele. O sol é fundamental, costume dizer que o sol é saúde, é vitalidade, mas o que nós advogamos enquanto médicos da pele, é evitar excessos, exageros. Bronzeamento artificial, nada mais é do que isso, é você tentar com produtos aceleradores do bronzeamento, estimular uma pigmentação exagerada da pele.

Descamação nos pés é sinal de ácido úrico?

Não, não tem nada a ver. A descamação dos pés pode ter vários significados patológicos, por exemplo, pode ser alérgico, uma dermatite de contato alérgica, as pessoas que tem alergia a borracha, ao coro, as pessoas que fazem limpeza do chão e entra em contato com sabão, detergente, água sanitária; outra causa, infecções por fungos, as chamadas tinhas plantares, então existem várias causas, mas ácido úrico não tem relação.

Comidas oleosas causam espinhas?

Então, sabemos hoje que a alimentação exerce um fator decisivo na qualidade da pele, e pra acne não é diferente. A acne é uma doença que está relacionada com a hiperatividade da glândula de sebo. Se gente oferta uma alimentação muita rica em gordura e óleo, estaremos estimulando ainda mais a oleosidade da pele que é o que a gente não precisa mais. Então verdade, excesso de oleosidade, alimentos ricos em gordura e açúcar, pioram a acne sim.

A toxina botulínica (Botox), deixa a pessoa sem expressão para sorrir?

A toxina botulínica ela tem por finalidade gerar uma harmonia na face, através de uma aplicação correta, sincrônica. Existem grupos musculares que realmente precisamos bloquear para favorecer outros, acho que os excessos que devem ser evitados na toxina botulínica, o menos é mais, a naturalidade, deixar alguma coisa em movimento também é bonito e esse é o segredo, aplicação sutil, natural e harmônica. Tem que ter um bom preparo, tem diversas situações que vem exatamente da aplicação inadequada.

A pessoa que evita o sol, mas toma vitamina D, evita Osteoporose?

O sol é fundamental, é importante para a saúde dos ossos e da nossa vitalidade, ele é revigorante, é necessário para revitalização da vitamina d, mas um sol sem excesso. Mas claro que na maioria das vezes precisamos fazer a suplementação da vitamina d, tudo sempre dosado, sem excessos.

Banho quente faz mal pra pele? 

Tem muita gente que frita a pele no banho de tão quente que é água, isso está errado, porque nos temos o chamado de manto hidrolipídico, que nada mais é a oleosidade natural da nossa pele, nos precisamos deste manto para que tenhamos saúde da pele. Quando usamos um banho quente diário, repetido, vamos tirar esse manto hidrolipídico e isso vai abrir porta de entrada para uma serie de problemas na nossa pele, fissura, rachadura, infecções bacterianas virais. Então precisamos de moderação. Não quer tomar banho de água gelada ou fria? Melhor que seja uma água morna, sem ser muito quente.

Pintas podem virar câncer?

Existe essa possibilidade sim. As pintas, os sinais, elas podem ser genéticas e na maiorias das vezes as pintas ou nevos como nós dermatologistas chamamos, desaparecem no decorrer da vida. O grande problema é que algumas delas, dependendo da característica, do formato, da evolução, elas precisam ser acompanhados mais de perto, porque existem algumas formas de nevos, displásicos (atípicos), que podem evoluir para formas graves de câncer de pele. Então dizemos que não precisa ficar em pânico, o que precisa, é um exame anual ou semestral, principalmente, se você é muito branco, tem muita pinta na pele, vá ao dermatologista, procure se informar a respeito dos sinais, principalmente se eles sofreram algum tipo de transformação, de formato, de cor, de simetria, são pintas que precisam ser acompanhadas.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 17 =