Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

TCE-AM abre inscrições para Webinário sobre participação cidadã e gestão pública

Voltado às ouvidorias dos órgãos públicos jurisdicionados pela Corte de Contas amazonense, o encontro foi pensado para ampliar o debate sobre governança


Como parte das atividades alusivas ao Dia da Ouvidoria 2026, a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) abre inscrições para o webinário “Ouvidoria: Onde a gestão se transforma por meio da Participação”, que será realizado no dia 20 de março, das 8h às 12h, via Google Meet.

img-20260319-wa0000

Foto: Filipe Jazz

Voltado às ouvidorias dos órgãos públicos jurisdicionados pela Corte de Contas amazonense, o encontro foi pensado para ampliar o debate sobre governança, transparência e participação cidadã, além de incentivar a troca de experiências para o fortalecimento do controle social e da escuta qualificada.

Na avaliação da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, “quando a escuta se transforma em ação, a administração pública evolui, se torna mais inteligente e mais conectada com as reais necessidades da população”.

Já para o conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Mario de Mello, o momento será importante para reunir experiências e incentivar o engajamento dessas instituições. “Queremos contar com a participação das ouvidorias neste momento de diálogo e construção conjunta, voltado ao fortalecimento de um serviço público cada vez mais atento às pessoas”, afirmou.

A atividade integra a programação recomendada pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) para marcar o Dia da Ouvidoria em 2026. A data, celebrada em 16 de março, foi instituída pela Lei nº 12.632/2012, reforçando a importância das ouvidorias como instrumentos de participação social e aprimoramento da gestão pública.

A proposta é destacar a importância das ouvidorias como canais capazes de aproximar a administração pública da sociedade e contribuir para serviços mais eficientes, acessíveis e responsivos.

A programação contará com a palestra “Ouvidorias Públicas e Governança: transparência, acesso à informação e proteção de dados na promoção da participação cidadã”. Na sequência, o webinário terá um espaço dedicado aos relatos de experiências e boas práticas desenvolvidas pelas ouvidorias selecionadas.

As inscrições estão disponíveis no portal da Escola de Contas Públicas (ECP), pelo endereço ecpvirtual.tce.am.gov.br. O acesso ao webinário será feito conforme link divulgado na programação do evento.


Foto: Filipe Jazz

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 3 =