Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Projeto Agente Cívico fortalece participação universitária nas Eleições 2026

TRE-AM, em parceria com instituições de ensino superior, incentiva estudantes a atuarem no processo democrático


O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), com o objetivo de ampliar a participação cidadã de estudantes universitários no processo eleitoral, deu início à edição de 2026 do projeto Agente Cívico. Desenvolvida em parceria com instituições de ensino superior, a iniciativa busca fomentar a atuação de universitários como mesários ou coordenadores de colégios eleitorais nas Eleições 2026, promovendo o engajamento da juventude e o fortalecimento da democracia.

img-20260210-wa0006

Fotos: Júnior Souza/TRE-AM

De acordo com a coordenadora adjunta do projeto Agente Cívico do TRE-AM, Clair Campos, a cooperação entre o tribunal e as instituições de ensino é fundamental para a realização do pleito.

“Esse projeto é uma iniciativa essencial tanto para os universitários quanto para a Justiça Eleitoral. O TRE-AM tem um papel importante ao incentivar e orientar essa participação, mas é preciso lembrar que o tribunal sozinho não faz eleição. As eleições só acontecem porque milhares de cidadãos se dispõem a colaborar como mesários e coordenadores de locais de votação”, destacou a coordenadora.

Além de contribuir diretamente para o processo democrático, o projeto proporciona aos estudantes uma experiência prática de cidadania, aliada a benefícios acadêmicos. Os participantes recebem certificado e 30 horas por turno de atividade de extensão, que podem ser aproveitadas como atividades complementares na grade curricular, conforme as normas de cada instituição de ensino. Também é garantida preferência em caso de desempate em concursos públicos, desde que haja previsão no edital.

img-20260210-wa0007

Fotos: Júnior Souza/TRE-AM

Podem participar do projeto alunos regularmente matriculados nas instituições conveniadas, desde que não se enquadrem nos impedimentos legais previstos pela Justiça Eleitoral. Entre as restrições estão candidatos ou parentes de candidatos até o segundo grau, membros de diretórios partidários em funções executivas, autoridades ou agentes policiais, servidores do serviço eleitoral, ocupantes de cargos de confiança do Poder Executivo e eleitores menores de 18 anos.

As inscrições seguem até 31 de maio e devem ser realizadas pelo site tre-am.jus.br, acessando a aba “Serviços Eleitorais” e selecionar a opção “Projeto Agente Cívico”, onde estão disponíveis todas as informações sobre critérios de participação, etapas do projeto e orientações para a inscrição.


Fotos: Júnior Souza/TRE-AM

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + sete =