Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

ICMBio estuda limitar entrada de visitantes nos Lençóis Maranhenses

Em 2025, a unidade registrou um recorde histórico: mais de 650 mil visitantes, um aumento superior a 400% em relação a 2019


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) avalia medidas para restringir o número de visitantes no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM), no Maranhão, para garantir a preservação do ecossistema e manter o título de Patrimônio Natural Mundial concedido pela UNESCO em 2024. Informações do G1 e ICMBio.

imparcial-4_easy-resize-com_-2-jpg

Foto de Christian Dimitrius/Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses/Retirada do Imparcial

Em 2025, a unidade registrou um recorde histórico: mais de 650 mil visitantes, um aumento superior a 400% em relação a 2019. O crescimento acelerado preocupa especialistas, já que a pressão turística pode causar impactos ambientais bem como comprometer a experiência dos visitantes e os objetivos de conservação.

Para enfrentar o problema, a administração do Parque Nacional está conduzindo um projeto piloto para definir o Número Balizador da Visitação (NBV) – parâmetro que indica a quantidade máxima de visitantes que uma área pode receber sem comprometer a conservação e a segurança.

A iniciativa conta com a participação de representantes do ICMBio, das prefeituras de Santo Amaro do Maranhão, Barreirinhas e Primeira Cruz, SEBRAE e instituições de ensino, como Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Segundo o ICMBio, limitar o acesso quando necessário é fundamental para garantir turismo sustentável e proteger um dos cenários naturais mais famosos do Brasil. “Proteger o PNLM é responsabilidade de todos: ICMBio, prestadores de serviço, operadores, turistas e moradores”, reforça a equipe do parque.

Com grandes dunas de areia branca e lagoas cristalinas de água doce, formadas pelas chuvas e lençóis freáticos, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no litoral do Maranhão, encanta os visitantes pelo complexo natural que reúne as belas paisagens.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =