Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Valer anuncia as celebrações do ‘Centenário do poeta Thiago de Mello’

A editora celebrará a vida e obra de um dos poetas mais influentes da literatura latino-americana


A Valer vai promover a primeira edição do Amazônia Festival de Poesia, culminando com a celebração do Centenário do poeta Thiago de Mello (1926-2026). A curadoria será do escritor Tenório Telles. O lançamento acontece no dia 4 de dezembro de 2025, às 10h, no Salão de Eventos da Valer Teatro, no Largo São Sebastião.

img-20251203-wa0005

Imagem: Editora Valer

A editora celebrará a vida e obra de um dos poetas mais influentes da literatura latino-americana e um dos mais expressivos do Brasil. Será realizada uma série de eventos, ações educativas e culturais para celebrar o acontecimento, intitulado: Thiago de Mello: 100 anos de vida e poesia.

O Festival de Poesia foi pensado para contribuir com formação dos jovens e professores, por meio do estímulo à leitura e ao conhecimento da cultura literária da Amazônia.

 

Sobre Thiago de Mello

Thiago de Mello nasceu em Barreirinha. Suas obras foram traduzidas para mais de trinta idiomas. A luta política, o lirismo, as relações de família, a preocupação com a natureza, a liberdade e os amores são facetas marcantes de sua obra.

Servindo no Chile, na embaixada do Brasil, e durante o exílio, a partir da segunda metade dos anos 1960, consagrou-se como um dos nomes mais conhecidos da literatura brasileira na América Latina, estreitando amizade com grandes escritores do seu tempo, de Pablo Neruda a Júlio Cortázar, de Jorge Luís Borges a Nicanor Parra, de Alejo Carpentier a Gabriel García Márquez, que o chamou de “guru grande”.

Em setembro de 2021, a 34.ª Bienal de São Paulo homenageou Thiago de Mello. O verso que inspirou a bienal, ‘Faz escuro, mas eu canto’, é parte do poema ‘Madrugada Camponesa’.

O poeta foi membro da Academia Amazonense de Letras e recebeu o destaque de Personalidade Literária do Prêmio Jabuti, em 2018. O autor foi reconhecido pelo conjunto da obra, que é referência na literatura regional brasileira.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 − um =