O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou na manhã desta sexta-feira (14) a sessão solene de outorga da Medalha Colar do Mérito de Contas 2025, uma das maiores honrarias concedidas pela Corte. A cerimônia, que celebrou trajetórias que inspiram o serviço público amazonense, ocorreu no Auditório Franco de Sá, do TCE-AM, e foi conduzida pela presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins.
A honraria, instituída pela Corte de Contas, visa reconhecer o mérito e o compromisso de personalidades que se destacaram por sua atuação em prol da administração pública e do controle das contas governamentais. A solenidade integra a programação especial em comemoração aos 75 anos de fundação do TCE-AM.

Fotos: Patrick Jr
Abertura e Autoridades Presentes
Em seu pronunciamento, Yara Lins enfatizou o significado da distinção, afirmando que “a honraria reconhece “o mérito, a conduta ética, o trabalho e a responsabilidade de quem dedica a sua vida à melhoria da gestão pública, ao fortalecimento da cidadania, à transparência e à probidade”.

Fotos: Patrick Jr
O evento reuniu diversas autoridades e membros do corpo diretivo da Corte, como o Conselheiro Júlio Assis Correia Pinheiro, coordenador geral da Escola Pública de Contas do Estado do Amazonas; o Conselheiro Érico Desterro e o Conselheiro e Corregedor-geral do TCE-AM, Josué Neto.
Além dos membros do Pleno, a mesa de honra contou com a presença de altos representantes dos poderes e instituições, incluindo o Tadeu de Souza Silva, Vice-Governador do Estado do Amazonas; a Soraya Vieira Thronicke, Senadora da República pelo Mato Grosso do Sul; o Deputado Federal Fausto Vieira dos Santos Júnior; o Vice-Prefeito de Manaus, Renato Magalhães Jr; e o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, João Barroso de Souza. Autoridades do Judiciário (representando o TJAM e TRE-AM), do Legislativo (representando a ALE-AM e CMM), e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional) também estiveram presentes.
Entre os agraciados com o Colar do Mérito 2025, cujos nomes foram citados em ordem alfabética, estão figuras notáveis como o Ministro Flávio Dino de Castro e Costa, o arcebispo emérito de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, e Maria Emília de Rueda. O evento também prestou homenagem in memoriam a personalidades cujo legado permanece como contribuição relevante ao Estado, com as condecorações entregues aos familiares.
Instituído pela Resolução nº 01, de 7 de abril de 2005, o Colar do Mérito de Contas é conferido àqueles que, por seus méritos e realizações, se tornam dignos do especial reconhecimento do Tribunal.
Confira todos os homenageados na íntegra

Fotos: Patrick Jr
– Aluízio Humberto Aires da Cruz Junior (in memoriam)
– David Gomes David
– Fausto Vieira dos Santos Junior
– Ministro Flávio Dino de Castro e Costa
– João Bosco Gomes Saraiva
– José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral
– Dom Luiz Soares Vieira
– Maria Emília de Rueda
– Márcio Michel Alves de Oliveira
– Martha de Aguiar Falcão (in memoriam)
– Nejmi Jomar Abdel Aziz
– Ralph Baraúna Assayag
– Renato Frota Magalhães
– Sandra Backsmann Braga
– Sebastião Domingos Gunza
– Soraya Vieira Thronicke
– Tadeu de Souza Silva
– Valdir Florindo
– Vanderley Bastos da Penha
– Virgílio Maurício Viana
– Ministro Vital do Rêgo Filho
A entrega das honrarias encerrou a manhã com um sentimento coletivo de reconhecimento e respeito às trajetórias que fortalecem o serviço público. Além disso, evidenciou o papel da Corte em valorizar lideranças e inspirar práticas que elevam a qualidade da gestão no Amazonas.


















