Com mais de 300 participantes presenciais entre gestores públicos, profissionais de tecnologia, acadêmicos e servidores, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou, na manhã desta quinta-feira (30), o evento “TCE 75+ : Transformação Digital e Inteligência Artificial no Controle Público”, evento que integrou as comemorações pelos 75 anos da Corte de Contas amazonense.

Foto: Joel Arthus
Promovido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), em parceria com as secretarias de Controle Externo (Secex) e de Inteligência, (Segin) o encontro apresentou a trajetória tecnológica do Tribunal, com ênfase em projetos de inovação que vêm transformando o controle público por meio da digitalização de processos, uso de big data e aplicação de ferramentas de inteligência artificial.
A conselheira-presidente Yara Amazônia Lins destacou que o TCE-AM tem investido continuamente em tecnologia como eixo estratégico para a eficiência e transparência da gestão pública.
“O Tribunal de Contas do Amazonas tem sido pioneiro em adotar a inovação como princípio de gestão. A tecnologia é hoje uma aliada essencial do controle público e reforça o compromisso desta Corte com a modernização e o serviço à sociedade”, afirmou.
Linha do tempo da inovação
Durante a abertura, o secretário de Tecnologia da Informação do TCE-AM, Elynder Belarmino, fez uma retrospectiva das últimas quatro décadas da evolução tecnológica da instituição, desde a aquisição do primeiro computador, em 1989, até a criação da plataforma Amazon.IA, lançada neste ano e considerada como pioneira no controle público no país.
“Cada marco tecnológico representa um passo na consolidação de um Tribunal moderno, seguro e conectado às necessidades do cidadão. O futuro já começou, e ele passa por sistemas inteligentes, processos automatizados e decisões cada vez mais baseadas em dados”, afirmou Elynder.
Durante sua fala, o secretário destacou a criação da Diretoria de Inteligência Artificial, o fortalecimento da governança de TI, e o compromisso do Tribunal em manter-se na vanguarda da inovação com novas soluções, como o Assistente Processual, sistema que permite interação direta com os processos eletrônicos para apoio às auditorias e julgamentos.
Debates e painéis temáticos
A programação do evento incluiu dois painéis temáticos. O primeiro, mediado por Elynder Belarmino, contou com as participações do fundador e diretor-geral da plataforma brasileira de Big Data & Inteligência Artificial Redmaxx, Márcio Lins, do secretário-geral de Controle Externo, Mário Sato, e do diretor de Projetos e Inovação da Setin, Saulo Coelho Lima. A palestra magna de Márcio Lins abordou o uso de big data e inteligência artificial para auditorias e controle, destacando a importância da análise preditiva para prevenção de fraudes e otimização de recursos públicos.
O segundo painel teve como tema “Dados, I.A. e Inteligência: Otimizando Ações de Fiscalização e Controle”, com apresentações do chefe do Departamento de Inteligência do TCE-AM, Luiz Fabiano Mafra Negreiros, e do diretor de Inteligência Artificial, Arlesson de Souza dos Anjos. Ambos apresentaram soluções desenvolvidas internamente para análise de grandes volumes de dados e apoio às fiscalizações presenciais.


















