O Ponta Negra Fashion Summer 2026 iluminou o mezanino do restaurante Coco Bambu, no Shopping Ponta Negra, na noite desta quarta-feira (1) com um desfile-show que apresentou as principais tendências para o Verão 2026. Com coordenação geral de Fernando Salignac, produção de moda de Karoliny de Oliveira e a recepção dos convidados de Mazé Mourão, diretora do Portal MZM, o evento se destacou por seu formato descontraído, inclusivo e pela homenagem explícita aos artistas e à cultura amazonense. Personalidades como a cantora Márcia Novo, o ícone do Festival de Parintins Israel Paulain, a empresária Mirian Belmont Bó, a produtora de eventos, Daiana Pereira, as estilistas Bruna Paes Barreto e Maza Lopes aceitaram o convite e desfilaram na passarela.
A viagem estética e sensorial da edição foi dividida em três atos, inspirados no cotidiano e na riqueza da região. O coordenador Fernando Salignac revelou que a inspiração para a coleção nasceu do dia a dia do amazonense: “do calor do verão dos rios e flutuantes ao glamour e energia da noite amazonense, passando pela intensidade das florestas”.
Atos e Tendências na Passarela
O desfile abriu com o ato ‘Verão dos Trópicos’, priorizando tecidos leves, cores solares e texturas que se movem com o corpo, em uma referência direta ao verão amazônico e ao calor vibrante da região.
Em seguida, a passarela mergulhou no mistério e sofisticação com o ‘Midnight Blue’, explorando peças que evocam o azul profundo da noite, com toques de brilho e glamour.
O ponto alto foi o último ato, ‘Amazônia Viva’, que transformou o espaço em uma celebração da floresta. O desfile trouxe uma estética orgânica, natural e autêntica, valorizando a riqueza de formas, texturas e cores da Amazônia, com foco em fibras e tecidos naturais.
Moda, Arte e Quebra de Padrões
O evento, que está em sua quarta edição com Salignac, foi elogiado pelo seu viés cultural. Rômulo Rocha, Superintendente do Shopping Ponta Negra, destacou a importância do projeto: “A moda é arte, a moda é muito importante porque é um rito necessário. Nada mais assertivo do que a gente ter um projeto como esse aqui dentro do shopping para falar de moda, falar de futuro, falar de vanguarda”. Ele ressaltou ainda que a parceria com Fernando Salignac, “uma referência no Norte, é um orgulho nosso”.

Rômulo Rocha (Foto: Patrick Jr)
A produtora de moda Karoliny de Oliveira explicou que a temática é resultado de uma pesquisa global traduzida para a realidade local: “A gente faz uma pesquisa sobre o que está acontecendo no mundo, para pegar o que vem com o espírito do tempo, que é o zeitgeist, e aí interpreta isso para a nossa realidade amazonense, traduzindo isso no nosso calor tropical, na nossa noite glamourosa e fechando com a Amazônia Viva”.

Fernando Salignac e Karol (Foto: Arquivo Pessoal)
Fernando Salignac, que celebrou 40 anos de eventos, afirmou que este foi o primeiro desfile com a “sua carinha”: “A minha carinha de descontraído, de não ter que seguir padrão. Eu não estou seguindo padrão. (…) Vocês vão ver um show, diferente do que a gente sempre faz”. O coordenador enfatizou a visão do Shopping Ponta Negra de valorizar os talentos locais: “Durante esses quatro anos, o que mais a gente trabalhou foi iluminar os artistas do Amazonas. Nunca trouxemos ninguém de fora. Fizemos tudo com as pessoas daqui”.
A Experiência do Outro Lado da Passarela
A atmosfera inclusiva e alegre do evento atraiu convidados de peso para a passarela. A cantora Márcia Novo revelou o desafio de desfilar para Salignac, “que faz excelentes desfiles no Amazonas”. “Foi um desafio, deu um frio na barriga, mas graças a Deus eles deixaram a gente super à vontade, falou que se errasse estava tudo bem. Foi lindo, foi muito bacana”.

Márcia Novo (Foto: Patrick Jr)
A empreendedora e produtora de eventos Daiana Pereira também “saiu da casinha” e teve sua experiência desfilando, algo inédito para quem está acostumada a produzir os bastidores. “Eu sempre falei que o último lugar que eu iria era no camarim, porque eu sei o caos que é, o estresse e a pressão, porque ali é o coração de qualquer desfile. (…) Aceitei porque eu gosto de desafios. Eu vim mesmo para conhecer e para viver essa experiência. (…) Foi super divertida. Dá um friozinho na barriga, viu? Mas vale a pena”.

Foto: Daiana Pereira e Mazé Mourão (Foto: Patrick Jr)
Todos os looks apresentados são montados com peças das lojas do Shopping Ponta Negra, incluindo marcas como Hering, Água de Coco, Brooksfield, Liz Lingerie, Track & Field, Adidas, Santa Lolla. A programação do Ponta Negra Fashion Summer não para por aqui: nesta sexta-feira (3/10), acontece o Fashion Tour, aberto ao público no mall do shopping, a partir das 19h. Após o desfile desta quarta, convidados e participantes desfrutaram de um coquetel com pratos do Coco Bambu.
Fotos: Patrick Jr
Vídeos: Patrick Jr / Manuela Mourão





































































