Manaus,
×
Manaus,

Dodó Carvalho recebe o título de Cidadão Parintinense

Nome respeitado no ramo da navegação na Amazônia e ex-presidente do Caprichoso, Dodó Carvalho é referência quando o assunto é o universo amazônico de Parintins


Empresário do setor de navegação, sócio, torcedor e ex-presidente do Boi Caprichoso, Dodó Carvalho é homenageado com o título de “Cidadão Parintinense” nesta terça-feira (15), em sessão solene na Câmara Municipal de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus).

img-20250715-wa0011

Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

A cerimônia acontece às 9h, no plenário Raimundo Almada, localizado na Rua Umiri, 781 – Conjunto Macurany. A iniciativa é do vereador Cabo Linhares (PL).

Emocionado com a homenagem, Claudomiro Filho ou simplesmente Dodó Carvalho, como é carinhosamente chamado por amigos e admiradores, destacou sua forte ligação com a cidade. Comunicativo e acessível, ele comentou a honraria.

“Meu coração se enche de orgulho por receber o título de cidadão de Parintins, que é algo que já me sinto há a vida inteira. Com esse reconhecimento oficial da Câmara, fico ainda mais pávulo, porque me sinto parintinense duas vezes!”, declarou.

Família presente

Filho, irmão, marido, pai e amigo, Dodó construiu sua trajetória com base nos valores familiares herdados dos pais. É filho de Claudomiro Carvalho, um dos pioneiros do setor, e de Socorro Carvalho, mulher forte e resiliente.

“Na vida, muitas vezes perdemos mais do que ganhamos. Mas, com o apoio dos meus pais, dos meus irmãos, da minha esposa Iêda e dos meus filhos Claudomiro Neto e Isabel, superamos as adversidades e seguimos em frente”, afirmou.
“E não posso deixar de mencionar os amigos de fé que sempre estiveram ao meu lado”, completou.

Enchentes e história

Filho das águas, como tantos ribeirinhos da Amazônia, Dodó nasceu no Paraná do Caldeirão, em 1965, e foi registrado em Óbidos (PA).

Aos seis anos, migrou com a família para Parintins, em busca de melhores condições de vida. Era 1971, ano de grande cheia. Seu pai iniciou um pequeno negócio de transporte de combustíveis e, aos 15 anos, Dodó já trabalhava como frentista no primeiro posto da família.

Daquelas primeiras iniciativas ao sucesso empresarial com a Socorro Carvalho S/A, Dodó participou de todas as etapas. Consolidado como empresário, assumiu também a presidência do Boi Caprichoso, sua grande paixão. Esteve à frente da associação de 2001 a 2002. Atualmente, é presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (Abani) e já presidiu o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) por seis anos.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 6 =