Manaus,
×
Manaus,

Saúde

Vacinação contra a gripe no Amazonas começa nesta segunda

Aplicação das doses foi antecipada neste ano por causa do período chuvoso


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), informa que o início da campanha de vacinação contra a Influenza no Amazonas será no dia 3 de novembro e seguirá até 28 de fevereiro de 2026, contemplando os 62 municípios.

fvs-rcp_doses_influenza_foto_girlene_medeiros_fvs-rcp_1_1-1

Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Arquivo/Secom

O Amazonas recebeu 796 mil doses da vacina contra a Influenza, enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios pela FVS-RCP, para vacinar um público-alvo de 1.849.973 pessoas. A meta da campanha é alcançar 90% do público prioritário e os municípios já iniciaram a retirada gradativa das doses para o início da campanha.

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destaca que a campanha antecipa a vacinação na região Norte antes do período chuvoso.

“Devido à sazonalidade dos vírus respiratórios no nosso inverno amazônico, que começa em novembro, acordamos com o Ministério da Saúde para antecipar nossa campanha de vacinação e, assim, proteger a população contra a maior circulação do vírus e as formas graves da doença”, afirmou.

Grupo prioritário

A campanha busca proteger o grupo mais vulneráveis para casos graves da doença, que incluem: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde e educação, idosos, população indígena, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores dos transportes coletivos, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema privado de liberdade.

A campanha contará com um Dia D de mobilização contra a Influenza, marcado para 29 de novembro, organizado pelas secretarias municipais de saúde. Para agilizar o atendimento, a FVS-RCP orienta que os cidadãos levem carteira de vacinação, documento de identidade com foto e o Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS).

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + dezesseis =