Manaus,
×
Manaus,

Saúde

Unidade móvel ‘Sesc Saúde Mulher’ oferece exames gratuitos de mamografia e papanicolau

Podem realizar a mamografia mulheres entre 40 e 69 anos; já o preventivo papanicolau é voltado para mulheres entre 25 e 64 anos


A unidade móvel “Sesc Saúde Mulher”, a partir da próxima segunda-feira (21), oferecerá exames gratuitos de mamografia e papanicolau, no Instituto Federal do Amazonas – Campus Zona Leste, situado na Rua dos Açaizeiros, S/N, bairro Gilberto Mestrinho.

carreta-sesc-saude-mulher

Foto: Divulgação

Os atendimentos poderão ser agendados a partir desta sexta-feira (18), exclusivamente por meio do WhatsApp: 92 98127-3999, das 08h30 às 11h e das 13h às 16h30. Para agendar, será necessário disponibilizar os seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Podem realizar a mamografia mulheres entre 40 e 69 anos; já o preventivo papanicolau é voltado para mulheres entre 25 e 64 anos. Ambos, são uma forma de rastreamento do câncer de mama e câncer do colo do útero, logo, são essenciais na rotina de autocuidado das mulheres.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que o Amazonas deve registrar cerca de 500 casos de câncer de mama e 610 casos de câncer do colo do útero em 2024. Nacionalmente, a estimativa é de mais de 73 mil casos de câncer de mama até 2025.

“Esses números reforçam ainda mais a necessidade de prevenção e monitoramento da doença. Por isso, essa iniciativa do Sesc visa facilitar o acesso aos exames, incentivar a prevenção, e, se for o caso, fornecer o diagnóstico precoce que irá possibilitar o tratamento adequado posteriormente”, destaca a Diretora Regional do Sesc Amazonas, Adriana Nascimento.

atendimento-sesc-saude-mulher

Foto: Divulgação

A unidade móvel, além de ofertar os exames, também realiza orientações gratuitas, promovendo a conscientização sobre a saúde da mulher, conforme explica o enfermeiro do Sesc Amazonas, Evandro Lima.

“O nosso serviço cria um ambiente acolhedor, empoderando as mulheres a cuidarem de si mesmas, incentivando-as a buscar atendimento e a não deixarem que o medo ou a insegurança as impeçam disso. A detecção precoce pode salvar vidas e nós estamos aqui para apoiar e ajudar nesse processo”, explica.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Seção de Educação em Saúde do Sesc através dos telefones: 2121-8491 ou 2121-8492.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 4 =