Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) iniciou nesta segunda-feira (12), um mutirão para emissão de carteirinha de doador de sangue.
A credencial é exclusiva para pessoas que já doaram pelo menos três vezes, e que estejam cadastradas no hemocentro amazonense.
O Mutirão faz parte da programação do Junho Vermelho – mês de conscientização sobre a doação de sangue. Quem tem a quantidade mínima de doações exigida, basta comparecer ao setor de doação do Hemoam, munido de documento oficial e uma foto 3×4. A carteirinha é emitida na hora. A ação segue até o próximo sábado (17).
“Esse é um instrumento criado para estimular a assiduidade nas doações. Com a carteirinha o doador tem vários direitos garantidos por lei, tais como, meia entrada no cinema, shows, apresentações culturais e eventos esportivos, além de isenção em concursos públicos estaduais”, informou a gerente de captação de doadores Nívia França. Todos esses direitos estão previstos nas leis municipais nº 391/2011, lei 1.546/2011 e lei estadual nº 404/2017.
Para garantir a validade da carteirinha é necessário que o doador realize pelo menos duas doações anuais.