A Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, concluiu as obras de modernização em sete aeroportos da Região Norte, consolidando melhorias para a infraestrutura aeroportuária da Amazônia. Para marcar a entrega oficial dessas intervenções, nesta quinta-feira, 28 de novembro, ocorreu uma cerimônia no Aeroporto de Porto Velho, com a presença do Diretor Regional da VINCI Airports para Portugal, Brasil e Cabo Verde, Thierry Ligonnière, o Diretor-presidente da VINCI Airports no Brasil, Julio Ribas, o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o Secretário Nacional de Aviação, Thomé França, e outras autoridades federais e locais.
Este grande plano de obras fez parte do compromisso da VINCI Airports ao adquirir em 2021 os aeroportos da Amazônia. Com um investimento total de R$ 1,4 bilhão, as obras contemplaram os aeroportos de Manaus (AM), Tefé (AM), Tabatinga (AM), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e Cruzeiro do Sul (AC), com o objetivo de melhorar a segurança, acessibilidade, conforto e eficiência operacional. As melhorias proporcionam uma melhor experiência aos passageiros, e impulsionam o desenvolvimento econômico local ao reforçar as conexões aéreas da Amazônia com o restante do Brasil e o mundo.
Durante o evento de inauguração foram apresentados os resultados das obras realizadas em cada aeroporto, que incluíram desde reformas nos terminais de passageiros e pistas até a instalação de novos sistemas de refrigeração e iluminação.
A conclusão dessas intervenções é um marco para o futuro da aviação na Região Norte, garantindo que os aeroportos estejam preparados para atender à crescente demanda de passageiros e ao mesmo tempo promover a sustentabilidade e o progresso local.
O Diretor Regional de Portugal, Brasil e Cabo Verde da VINCI Airports, Thierry Ligonnière, destacou a importância das obras realizadas nos aeroportos da Amazônia.
“Essas melhorias entregues nos Aeroportos da Amazônia são sinais de investimentos necessários, sinal de confiança no desenvolvimento em potencial dessas regiões, e irão potencializar a criação de empregos e o desenvolvimento econômico local. As reformas nos terminais são essenciais para reforçar a conectividade da região, garantindo que esses aeroportos desempenhem um papel cada vez mais relevante no fortalecimento da economia da Amazônia e sua integração com o restante do país e do mundo.”
Durante a cerimônia, o Ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho, reforçou a colaboração com a VINCI Airports para o crescimento da infraestrutura na Região Norte.
“A VINCI Airports é uma parceira muito importante e estratégica para o Brasil, com uma qualidade de serviços muito alta. A Região Norte tem o privilégio de contar com uma empresa desse porte e competência, e nossa intenção é, cada vez mais, trabalhar ao lado da VINCI Airports para ampliar parcerias e investir ainda mais na região. Estamos confiantes de que essa colaboração impulsionará o desenvolvimento econômico local e a melhoria da conectividade na Amazônia.”