Manaus,
×
Manaus,

Registrando

Prefeitura de Manaus promove baile de debutantes para idosas

Realizada na quadra da escola de samba Reino Unido da Liberdade, na zona Sul, a festa reuniu 75 mulheres com mais de 60 anos


Com a proposta de promover a convivência comunitária, o fortalecimento de vínculos e a garantia de direitos da população em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e do Fundo Manaus Solidária (FMS), em parceria com a Associação das Donas de Casa do Morro da Liberdade, realizou na noite desta quinta-feira (14), o baile de debutantes da terceira idade “Revivendo Meus 15 Anos”.

Foto: Diego Lima/Semasc

Realizada na quadra da escola de samba Reino Unido da Liberdade, na zona Sul, a festa reuniu 75 mulheres com mais de 60 anos, atendidas pela associação e por Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do território. Acompanhadas de seus familiares, elas participaram de uma celebração que não tiveram a oportunidade de viver quando mais jovens. O evento, que reuniu 400 pessoas, contou com os tradicionais ritos de um baile de debutantes, um buffet especial e outras atrações culturais ao longo da noite.

“Estamos no nosso terceiro ano de gestão, um ano de muitos desafios, mas que não nos impediram de chegar a este momento especial de confraternização e celebração dessas debutantes tão lindas. Realizamos hoje um trabalho muito bonito dentro de nossa comunidade, envolvendo a garantia de direitos dessas pessoas e antecipando um ano de 2024 repleto de ações como essa, para entender e oferecer, de maneira qualificada, respostas para as demandas da população, mesmo as mais pessoais e simbólicas”, destacou o prefeito de Manaus, David Almeida.

O titular da Semasc, Eduardo Lucas, ressaltou a importância do evento para a aproximação da gestão municipal das famílias em situação de vulnerabilidade social da capital amazonense, fazendo parte de um processo de entendimento do Poder Público, de que a garantia de direitos vai além da simples oferta de serviços.

“É um projeto muito lindo e especial para todos os envolvidos nele, pois estamos dando a oportunidade para que essas mulheres e suas famílias possam vivenciar as emoções de uma festa tão significativa para a vida de uma mulher e que muitas, por diversos motivos, não conseguiram ter. Isso tudo fica ainda mais bonito quando se percebe que muitas aqui também são atendidas por nossos equipamentos, o que faz de hoje um verdadeiro exemplo do que é a garantia de direitos, para além daquilo que se conhece e se imagina”, explicou.

Foto: Diego Lima/Semasc

Presidente da Associação das Donas de Casa do Morro da Liberdade, Lúcia dos Reis agradeceu a parceria firmada e relatou a emoção ao poder viver, ao lado das mulheres atendidas pela instituição, um momento tão feliz e marcante na vida de todas.

“Eu acredito que Deus coloca as pessoas certas no lugar em que elas precisam estar, e ver a felicidade no olhar dessas mulheres hoje, para mim, é a prova concreta disso. Eu só tenho a agradecer ao prefeito David (Almeida) e toda a sua equipe por nos permitir realizar não apenas um sonho, mas 75 sonhos em uma noite só. É lindo, é incrível, é emocionante”, concluiu.

Uma das debutantes a participar da festa, a cabeleireira Maria do Socorro Campos, de 61 anos, não escondeu a emoção por, finalmente, poder dançar a tão sonhada valsa dos seus 15 anos.

“Eu até tive a minha festa, mas, na época, o meu pai havia acabado de falecer, o que deixou tudo um tanto ou quanto melancólico. Hoje, graças a prefeitura e a associação, vou conseguir dançar minha valsa e, dessa vez, ao lado do meu filho. É algo que não tenho palavras para descrever, é um sonho de menina que se realiza décadas depois, em um evento espetacular e feito com tanto carinho para nós”, finalizou.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − um =