Manaus,
×
Manaus,

Registrando

Maestro Luiz Fernando Malheiro recebe o título de Cidadão Amazonense

O título foi concedido ao maestro pelos trabalhos que desempenha no segmento cultural do estado, especialmente, no universo erudita


O maestro Luiz Fernando Malheiro recebeu o título de Cidadão do Amazonas, nesta terça-feira (10), em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Natural de São Paulo, Malheiro é um dos nomes de referência da ópera no Brasil, diretor artístico e regente titular da Amazonas Filarmônica e do Festival Amazonas de Ópera (FAO).

Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“Estou aqui há 25 anos e eu já me considerava amazonense há muito tempo, mas receber essa homenagem, esse reconhecimento, me deixa muito feliz e emocionado”, disse o maestro Malheiro, para quem a honraria aumenta a responsabilidade de continuar fomentando a cultura do Amazonas. “A responsabilidade aumenta, embora sempre tenha reconhecido que muito do que eu possa ter contribuído, só foi possível graças ao calor humano que encontrei aqui. Espero continuar contribuindo e só tenho a agradecer pelo espaço e carinho que recebi em todos esses anos”, complementa o maestro.

Natural de São Paulo, Luiz Fernando Malheiro reside em Manaus há mais de 20 anos e sempre esteve atuante em valorosos trabalhos na produção cultural do Amazonas, especialmente, na execução de grandes espetáculos de música clássica.

Malheiro também desempenha importante papel frente à Amazonas Filarmônica, incentivando a formação de músicos no estado e posicionando a orquestra no cenário internacional. Como diretor artístico do Festival Amazonas de Ópera, o maestro, se dedica a estabelecer uma rica grade artística, contribuiu com a abertura do mercado de trabalho na cultura e o intercâmbio entre profissionais de outros estados e países.

Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o título concedido ao Malheiro é motivo de orgulho para o segmento artístico do estado.

“O maestro tem um legado na música local, que faz com que o estado dialogue com o universo erudita. É um dos maiores maestros. Fico muito feliz que este justo reconhecimento tenha vindo ao trabalho dele agora, que ele possa ser legitimado, de fato e de direito, como cidadão amazonense”, disse o secretário, que participou da sessão, representando o Governador Wilson Lima.

O título concedido é de autoria da então deputada estadual, Conceição Sampaio, em 2014, e resgatado pelo deputado estadual Dr. Gomes, que presidiu a cerimônia.

“O maestro desenvolve o seu trabalho como um professor nato, ensinando as atividades culturais, projetando a cultura amazonense no cenário nacional e internacional. Uma pessoa que optou por viver aqui há mais de 20 anos é necessário que a casa do povo possa reconhecer esse serviço e conceder-lhe o título de Cidadão Amazonense”, justifica o deputado.

Além de ser o diretor artístico e regente da Amazonas Filarmônica, Luiz Fernando Malheiro possui um currículo extenso na música. Foi diretor de Ópera no Teatro Municipal (RJ) e diretor artístico adjunto do Teatro Municipal de São Paulo. Ele foi vencedor do Prêmio Carlos Gomes (Universo da ópera/2000), dirigiu no FAO/2005 a primeira montagem brasileira do Anel do Nibelungo, pela qual recebeu mais dois prêmios (Universo da Ópera e Espetáculo do Ano). Regeu as principais orquestras brasileiras, assim como nos Estados Unidos, Itália, Espanha, Áustria, Israel, Romênia, Bulgária, Montenegro, Grécia, México entre outros países.

Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − dois =