Bruno Pereira, indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai), e Dom Phillips, jornalista inglês colaborador do The Guardian, estão desaparecidos desde domingo (5), a dupla foi vista pela última vez no Vale do Javari, na Amazônia, próximo à fronteira com o Peru. Segundo a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), eles receberam ameaças antes de desaparecer. Pereira e Dom Phillips estavam fazendo uma reportagem com indígenas na região do Lago do Jaburu na sexta-feira (3).
O desaparecimento foi informado nesta segunda-feira (6), o Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento administrativo para a apurar o caso e acionou a Marinha do Brasil, a Força Nacional, a Polícia Federal e Civil. A Funai confirmou que Bruno Pereira é servidor da fundação e acompanha o caso de perto, disse ainda que o indigenista não estava em missão institucional.
Segundo o Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados, Pereira e Phillips fizeram uma parada, por volta das 6h, na comunidade de São Rafael quando retornavam da região do Lago do Jaburu e partiram com previsão de chegar em Atalaia do Norte entre 8h e 9h. A embarcação foi vista pela última vez na comunidade São Gabriel.