Manaus,
×
Manaus,

Registrando

Grupo amazonense ganha Prêmio Shell de Teatro na categoria ‘Destaque Nacional’

O espetáculo “As Cores da América Latina” se apresentou em festivais promovidos pelo Governo do Estado no Teatro Amazonas


O espetáculo amazonense “As Cores da América Latina” foi o grande vencedor da categoria “Destaque Nacional” no 34º Prêmio Shell de Teatro. Encenada pela Panorando Cia e Produtora, a produção se utiliza de diferentes linguagens artísticas, como dança, teatro e circo, em cena. A cerimônia de premiação ocorreu nesta terça-feira (12) no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

É a primeira vez que o Amazonas figura entre os finalistas da premiação nacional, que reconhece os melhores profissionais e espetáculos de artes cênicas do Brasil. O grupo Ateliê 23, também de Manaus, concorreu ao prêmio com o espetáculo “Cabaré Chinelo”, na categoria “Energia que Vem da Gente”, que premia iniciativas com impacto social positivo.

No ano passado, o espetáculo “As Cores da América Latina” foi apresentado no Teatro Amazonas, durante o 11º Festival Amazonas de Dança e o 17º Festival de Teatro da Amazônia, ambos realizados com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O Prêmio Shell de Teatro, patrocinado e criado pela Shell Brasil, tem como objetivo prestigiar os grandes destaques do teatro brasileiro. Para Fábio Moura, diretor da Panorando Cia e Produtora, a vitória significa um marco para as artes amazonenses.

“Esse é um momento muito importante e essencial para a história das Artes Ciências no Amazonas. O Prêmio Shell é considerado o Oscar do Teatro Brasileiro e, pela primeira vez, premiou espetáculos de fora do eixo Rio-São Paulo. Nós estamos muito honrados com tudo isso e felizes por colocar, mais uma vez, o Norte em evidência, trazendo a qualidade que nosso grupo e outros da nossa região possuem”, comemora.

Para o ano de 2024, a Panorando pretende trazer outros projetos artísticos, entre eles: uma circulação do espetáculo “Sodade”, em três cidades do Amazonas; nova edição do “Festival 5 Minutos em Cena”; e estreia do espetáculo “Aboio”, que se inspira na figura do Boi no Brasil.

As Cores da América Latina

O espetáculo vencedor do Prêmio Shell de Teatro é inspirado em três manifestações culturais latino-americanas: Fiesta de la Tirana (Chile), Huaconada (Peru) e Cavalo-Marinho (Brasil). Os artistas performatizam envolvendo expressões artísticas, como dança, teatro e circo. A estética visual marca por suas cores fortes e vibrantes, e os personagens usam máscaras de Fofão – figura do tradicional Carnaval Maranhense.

img-20240314-wa0027

(Foto: Divulgação)

Corpo Artístico

O espetáculo ‘As Cores da América Latina’ tem a direção geral de Fábio Moura e a coordenação artística de Talita Menezes. Carol Nunes, Fernando C. Branco, Marcos Telles, Talita Menezes e Reysson Brandão são bailarinos e responsáveis pela produção.

img-20240314-wa0028

(Foto: Divulgação)

Panorando Cia e Produtora

Fundada em 2016, a Panorando Cia e Produtora integra profissionais das artes em Manaus. Desde 2017, o grupo atua como produtora de eventos e de espetáculos de dança e teatro.

A companhia também conta com o Espaço Flow, situado no Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus. No espaço são ofertados cursos para diversos públicos, especialmente na área da dança.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 9 =