Manaus,
×
Manaus,

Registrando

Casarão de Ideias anuncia expansão

A partir do próximo ano, o local contará com mais uma sala de cinema, além de uma livraria com títulos regionais e nacionais


O Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) encerra o ano de 2023 celebrando conquistas, mas já ‘de olho’ em 2024. Isto porque, a partir do próximo ano, o espaço que reúne arte, gastronomia e economia criativa contará com uma expansão que irá abrigar uma nova sala de cinema, e também uma livraria que contará com títulos regionais e nacionais.

(Foto: Divulgação)

“É com muito orgulho que anunciamos a expansão do Casarão de Ideias, um espaço que respira cultura nos seus mais diversos segmentos. Fechamos uma parceria com a casa ao lado do Casarão, e vamos ampliar a nossa estrutura física. Teremos mais uma sala de cinema, com a exibição de mais títulos, e também contaremos com uma livraria. Manaus tem poucas opções para quem gosta de livros físicos e títulos diferenciados. Então, essa expansão vem para suprir também essa lacuna”, comenta João Fernandes, diretor do CCCI.

Ainda para 2024, João garantiu a realização do Festival Literário do Centro (Flic), do Te Encontro na Barroso, do Cine Casarão Festival e também a volta do Mova-se Festival de Dança. “Esses eventos já são marca registrada do Casarão de Ideias, e o público aguarda por eles. Por isso já estamos nos programando para a realização de todos, fomentando cada vez mais cultura, entretenimento, lazer e, claro, a economia criativa”, completa ele.

(Foto: Divulgação)

Balanço

Em abril de 2023, houve a primeira edição do Festival Literário do Centro (Flic) que reuniu, ao longo de quatro dias, 8.500 mil pessoas. Ao todo, 18 barracas foram montadas fomentando o empreendedorismo local, e 25 autores puderam lançar suas obras. Além disso, o evento contou com nomes fortes da literatura nacional como o do imortal Ailton Krenak.

Já no mês de agosto, foi a vez do Te Encontro na Barroso, que reuniu 12 mil pessoas, sendo recorde de público. O evento já se consolidou no calendário da cidade, e contou com 13 atrações musicais, além de expositores criativos e espaço gastronômico.

E em outubro, ocorreu a primeira edição do Cine Casarão Festival com a exibição, na rua, de forma gratuita e com o apoio da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, de 30 títulos, dentre eles ‘A Festa de Léo’, de Luciana Bezerra e Gustavo Melo; ‘Noites Alienígenas’, de Sérgio de Carvalho; ‘O Dia Que Te Conheci’, de André Novais Oliveira; ‘Saudosa Maloca’, de Pedro Serrano e ‘Terruá Para’, de Jorane Castro. O evento reuniu 3.500 mil pessoas.

(Foto: Divulgação)

“Ainda no quesito cinema, recebemos do Expocine 2023, maior encontro do mercado de cinema da América Latina, um prêmio na categoria Exibição, por priorizar em nossa programação filmes nacionais e regionais. Isso tudo nos leva a crer que estamos no caminho certo! Viver de arte, de cultura, de economia criativa é um desafio, mas nós vamos seguir tentando todos os dias”, finaliza João Fernandes.

Atualmente, o Centro Cultural Casarão de Ideias conta com um café, um espaço gastronômico (Jardim de Roselle), uma sala de cinema, além de uma loja colaborativa. Em 2023, somando o público dos eventos, mais os visitantes do espaço, o local recebeu, aproximadamente, 100 mil pessoas, de janeiro até a primeira quinzena de dezembro.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + onze =