A tradicional inauguração da Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro, ganhou cores e ritmos amazônicos na noite de domingo (21), com a participação especial dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido.

Fotos: Sérgio Cole e Henrique Façanha
O evento, que integra o calendário oficial de Natal da capital fluminense, reuniu milhares de pessoas no Palco Petrobrás para acompanhar um espetáculo gratuito que promoveu o encontro entre a celebração natalina e a força cultural do Festival de Parintins.
As apresentações contaram com a presença de itens oficiais, coreografias e elementos cênicos adaptados ao espaço ao ar livre. O Boi Caprichoso abriu a programação com um espetáculo inspirado na mística parintinense, tendo como um dos pontos altos a participação da porta-estandarte Marcela Marialva durante o momento simbólico do acendimento da árvore, representando as cores azul e branco. O elenco do bumbá azulado incluiu ainda o apresentador Edmundo Oran, o levantador Patrick Araújo, a rainha do folclore Cleise Simas e o pajé Erick Beltrão.
Na sequência, o Boi Garantido subiu ao palco para apresentar o recorte do espetáculo do “Boi do Povo”. O bumbá encarnado levou ao público toadas consagradas com a presença do levantador David Assayag, do tripa Denison Piçanã, do pajé Adriano Paketá e da porta-estandarte Jeveny Mendonça.
Para os representantes das agremiações, a presença no Rio de Janeiro simboliza o reconhecimento do festival como patrimônio cultural e uma das maiores expressões da cultura popular brasileira. Edwan Oliveira, diretor artístico do Caprichoso, destacou que o convite permitiu unir a magia de Parintins à do Natal carioca, deixando o público “extasiado”. Já o pajé do Garantido, Adriano Paketá, ressaltou a responsabilidade de honrar a história e os ancestrais amazonenses em um palco de visibilidade nacional, levando uma mensagem de união e respeito.
Raul Goes, diretor jurídico do Garantido, também enfatizou que o evento foi uma oportunidade para valorizar a Amazônia e seus povos em um espaço de grande alcance. A participação conjunta das agremiações reforça a projeção nacional do festival e a capacidade da cultura indígena de dialogar com todo o Brasil.
O evento de inauguração da Árvore da Lagoa contou com o patrocínio da Petrobras e da BB Seguros, além do apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Rouanet.
O 59º Festival Folclórico de Parintins, que inspira essas apresentações, está programado para ocorrer nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2026, no Bumbódromo do município.

















